O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro caiu 0,6% no primeiro trimestre de 2021 em comparação aos três últimos meses do ano passado, de acordo com informações preliminares divulgadas nesta sexta-feira, 30, pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.
A queda vem após uma contração de 0,7% durante o 4º trimestre de 2020. Com a nova leitura, isso coloca a região novamente na recessão técnica, que é quando há retração na economia por dois trimestres consecutivos.
Incluindo todos os países da União Europeia, o recuo foi de 0,4% na mesma base comparativa, após sofrer queda de 0,5% no quarto trimestre do ano anterior.
Em relação ao 1º trimestre de 2020, a queda foi de 1,8% e de 1,7% na zona do euro e na União Europeia, respectivamente.
Para os economistas consultados pela Reuters, a expectativa era de que houvesse uma queda trimestral de 0,8% e uma retração anual de 2%.
Apesar de apresentar queda nos três primeiros meses de 2021, analistas acreditam que a economia da região está se recuperando, uma vez que as restrições sociais como combate à disseminação do novo coronavírus foram suspensas em meio à vacinação em massa.
Foto: Unsplash