A Petrobras (PETR3;PETR4) atingiu recorde histórico na oferta de gás natural liquefeito (GNL) regaseificado no país em junho, com um volume instantâneo de 42 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia).
De acordo com a petroleira, o marco do dia 28 de junho viabilizou a oferta total de 109,4 milhões de m³/dia de gás natural, um dos maiores volumes dos últimos anos.
“A oferta total compreende o gás natural produzido no país, a parcela recebida pelos terminais de regaseificação e o volume importado da Bolívia”, explicou em nota.
O volume de GNL regaseificado equivale ao volume total da produção nacional injetado pela empresa na malha integrada atualmente e mais que o dobro do volume de gás importado da Bolívia.
Segundo ao comunicado à imprensa, o resultado é parte de um conjunto de iniciativas que a estatal adotou para aumentar a oferta de gás natural e garantir o suprimento do mercado nacional neste período de demanda elevada iniciado no último trimestre de 2020, com o incremento das operações das termelétricas determinado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O aumento acontece em meio à maior crise hídrica enfrentada pelo Brasil em 91 anos, o que leva a um maior acionamento das usinas térmicas para a geração de energia.
“Além do esforço para aumentar a disponibilidade de gás natural em um cenário de crise hídrica no país, a Petrobras considera a importância da transição energética e investe no gás natural como solução de baixo carbono”, disse a companhia.
“A empresa está comprometida em contribuir ao máximo para garantir o abastecimento de gás para o país neste momento crítico”, completou.
Foto: Petrobras/Divulgação