Petrobras anuncia aumento de 8,8% no valor da gasolina e de 5,5% no diesel

Novos valores entrarão em vigor na terça-feira (09)

A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou novos reajustes nos preços da gasolina e do diesel nesta segunda-feira, 8, que entrarão em vigor a partir da próxima terça-feira, 9.  

É o sexto reajuste do ano na gasolina e o quinto no diesel. Os valores médios nas refinarias serão de R$ 2,84 por litro para a gasolina e de R$ 2,86 por litro para o diesel, uma alta acumulada de 54% e de 41,6%, respectivamente, desde o início do ano.  

De acordo com a companhia, o aumento ocorre devido a alinhamentos aos preços do mercado internacional, que entraram em alta após o comunicado da Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e países aliados) sobre a manutenção dos cortes na produção petrolífera permanecerem até abril.  

Segundo a empresa, estes alinhamentos são fundamentais para que o mercado brasileiro siga sendo suprido, sem que corra riscos de desabastecimento.  

Entretanto, tais reajustes têm desagradado o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que indicou o general Joaquim Silva e Luna para substituir o atual CEO da empresa, Roberto Castello Branco, do comando da estatal. Castello foi duramente criticado por Bolsonaro por ter trabalhado em regime de home office durante a pandemia, mas deve continuar exercendo o cargo durante o mês de março. Desse modo, há uma expectativa de que a tensão política entre o presidente da República e o presidente da empresa permanecerá por algum tempo.

Foto: Petrobras/Divulgação 

 

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.