Navegue:
Inflação nos EUA em abril tem maior aumento desde 2009

Inflação nos EUA em abril tem maior aumento desde 2009

Preços ao consumidor no país norte-americano sobem 0,8% em abril, acima da previsão dos analistas

bandeira americana casa branca
Por:

Compartilhe:

Por:

O índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos aumentou 0,8% em abril, na comparação com março, e 4,2% em relação a abril de 2020. Trata-se da maior alta para o mês desde 2009. 

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o chamado núcleo do CPI subiu 0,9% em relação a março, maior valor para a inflação do mês desde 1982, de acordo com dados do Departamento de Trabalho nesta quarta-feira.

A expectativa dos analistas, segundo consenso Refinitiv, era de uma alta de 0,2% frente a março de 2021 e de 3,6% na comparação com abril de 2020.

O relatório mostrou maior aumento da inflação para veículos motorizados, serviços de transporte e estadias em hotéis, à medida que as empresas mais afetadas pela pandemia reabrem de forma mais ampla e americanos vacinados retomam as atividades sociais e as viagens.

Embora funcionários do Federal Reserve e economistas reconheçam o impulso temporário da inflação no país, os valores vieram acima do esperado, o que aumenta a preocupação dos investidores com os custos das commodities e os trilhões de dólares em estímulos econômicos do governo.

Os títulos do Tesouro caíram com a surpresa da inflação, com o rendimento de 10 anos chegando a 1,66%, enquanto os futuros do S&P 500 permanecem mais baixos, com queda de 0,87% às 10:50.

→ Acompanhe o mercado internacional em tempo real no TradeMap Web

Compartilhe: