Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Fomc mantém taxa de juros dos EUA próximo do zero e vê crescimento maior na economia do país

À medida que a crise financeira ocorrida pela pandemia de Covid-19 perde força no país, o Fed projetou um salto rápido no crescimento da economia dos EUA em 2021

O Comitê Federal do Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) decidiu nesta quarta-feira, 17, manter os juros nos Estados Unidos entre 0% e 0,25% ao ano.

À medida que a crise financeira ocorrida pela pandemia de Covid-19 perde força no país, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) projetou um salto rápido no crescimento da economia dos EUA em 2021.

A entidade agora vê a economia americana avançando 6,5% neste ano, com a taxa de desemprego caindo para 4,5% até o final de 2021. Na última reunião de política monetária, o Fed havia projetado um crescimento de 4,5% no Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, com o desemprego no patamar de 5%.

Enquanto isso, a alta dos preços deve superar a meta de 2% da autarquia para 2021, atingindo o nível de 2,4% antes de cair de novo em 2022.

Segundo a Reuters, a melhora no cenário econômico do Fed não alterou imediatamente as expectativas das autoridades em relação aos juros. Sete de 18 autoridades agora esperam alta em 2023, contra cinco em dezembro.

Quatro autoridades agora acham que pode ser necessário aumentar os juros já no próximo ano, contra zero em dezembro.

Foto: Divulgação

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.