A segunda etapa do Open Banking será aberta nesta sexta-feira, 13 de agosto. Nesta fase, os participantes cadastrados podem compartilhar seus dados pessoais e relativos à sua atividade econômica, mediante autorização do cliente.
O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, consiste no compartilhamento de dados de usuários de produtos ou sistemas financeiros, que ocorre com consentimento desses clientes e busca facilitar a migração entre instituições ou a aquisição de novos produtos financeiros.
A partir da segunda fase, já com as informações dos clientes, as instituições podem passar a oferecer serviços personalizados para os usuários, propondo créditos, investimentos e demais produtos que atendam a vida financeira de cada cliente.
O consentimento do usuário poderá ser concedido de forma simples e segura, por via eletrônica, em computadores e smartphones. A autorização é específica para cada processo, durante um período pré-estabelecido e poderá ser cancelada pelo cliente a qualquer momento.
A liberação de informações ocorrerá de forma gradual, começando pelas informações básicas cadastrais, entre 13 de agosto e 12 de setembro. Em seguida, começará o compartilhamento de dados referentes às contas de movimentação, que deve ocorrer até 26 de setembro.
Informações relacionadas ao crédito dos clientes ocorrerão entre 27 de setembro e 10 de outubro. No dia 11 de outubro, a conexão entre as instituições que participam do Open Banking e o fluxo de informações trocados entre elas estarão disponíveis 24 horas por dia.
De acordo com regulamentação do Banco Central, todas as grandes e médias instituições financeiras do Brasil deverão participar do Open Banking.
Foto: Unsplash