Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Após ataque russo, Biden anuncia a “maior sanção econômica já vista na história”

Uma das sanções é que a Rússia está impedida de realizar quaisquer negociações em dólar e euro

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Shutterstock

Após a Rússia dar início aos ataques à Ucrânia nesta quinta-feira (24), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou um pronunciamento nesta tarde no qual prometeu uma série de sanções ao governo russo, em especial no âmbito financeiro e econômico.

Biden afirmou que, em acordo com o G-7, organização que reúne as sete maiores economias do mundo, a Rússia está impedida de realizar quaisquer negociações em dólar e euro. O líder americano considera esta como “a maior sanção econômica já vista na história”.

Além disso, um terço de todos os bancos russos será cortado do sistema financeiro. O objetivo, segundo o presidente dos EUA, é impedir que os russos obtenham dinheiro de americanos e empresas americanas.

“Cortamos os maiores bancos da Rússia, incluindo o VTB, banco estatal russo e segunda maior instituição financeira do país, que será congelado durante a crise. Sabemos que isso ataca as famílias bilionárias e todos que têm algum tipo de poder no país. Com isso, queremos tirar toda força dos investidores russos”, declarou Biden.

Outro aspecto econômico que é afetado pela guerra é o preço do petróleo. Às 16h45, os preços do barril da commodity do tipo Brent eram negociados por US$ 95,13, o maior preço desde 2014.

Em relação a isso, Biden afirmou que “as empresas petrolíferas norte-americanas não devem explorar esse momento para aumentar seus preços ou seus lucros”. 

Entendendo o conflito

O exército russo confirmou na madrugada desta quinta (24) o início dos bombardeios no território da Ucrânia, mas garantiu que os ataques têm apenas como alvo bases aéreas ucranianas e outras áreas militares, não zonas povoadas.

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmitro Kuleba, afirmou que a Rússia lançou operação em larga escala. O ataque teria sido feito pelas fronteiras com Rússia, Bielorrússia e Crimeia. O Exército ucraniano diz ter abatido cinco aviões russos e um helicóptero, segundo as agências Reuters e AFP.

Saiba mais sobre o conflito:
Rússia ataca Ucrânia e dá início à guerra

Para Joe Biden, Putin está planejando o ataque há meses. “Ele moveu mais de 170 mil tropas militares pela fronteira da Ucrânia, movimentou suprimentos de sangue para a posição e construiu hospitais de campanha no local”, afirma o presidente, que disse que o ataque foi iniciado “sem justificativas”.

Biden complementa dizendo que “isso deixa claro tudo que você precisa saber sobre Putin e suas intenções”. No pronunciamento, fez acusações de que o governo russo promoveu um “teatro político” ao incitar dentro do país que era a Ucrânia que iria realizar algum ataque em primeiro lugar.

Contudo, as sanções dos EUA em relação à Ucrânia serão apenas no campo político e econômico, e o país não entrará em conflito bélico. “Nossas forças armadas não estarão entrando em confronto com forças russas na Ucrânia. Os Estados Unidos defenderão todos os centímetros das nações da Otan, que são nossos aliadas”, afirmou o presidente americano. 

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.