Navegue:
Abaixo do esperado: PIB dos EUA cresce 2% no terceiro trimestre

Abaixo do esperado: PIB dos EUA cresce 2% no terceiro trimestre

Ressurgimento de casos de Covid-19 levou americanos a gastarem menos; benefícios sociais foram reduzidos

bandeirapng
Por:

Compartilhe:

Por:

O PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anualizada de 2% no terceiro trimestre deste ano, segundo dados divulgados nesta quinta, dia 28. Essa foi a primeira estimativa divulgada para o período entre julho e setembro, e ficou abaixo da expectativa dos analistas ouvidos pela Reuters, que apontavam alta maior, de 2,7%.

O desempenho representa uma forte desaceleração em relação ao período anterior: no segundo trimestre, a economia dos EUA havia registrado expansão de 6,7%. O número do terceiro trimestre ainda passará por revisões ao longo dos próximos meses.

De acordo com o BEA, que é escritório de estatísticas oficiais do Departamento de Comércio americano, a atividade econômica foi afetada pelo ressurgimento de casos de Covid-19 na maior economia do mundo, o que levou à desaceleração dos gastos dos consumidores.

“A desaceleração no PIB real no terceiro trimestre foi liderada por uma redução nos gastos dos consumidores. O ressurgimento de casos de Covid-19 resultou em novas restrições e atrasados na reabertura de estabelecimentos em algumas partes do país. No terceiro trimestre, pagamentos de assistência pagos na forma de perdão em empréstimos para negócios, concedidos pelo governo e por governos locais, e benefícios sociais foram reduzidos.”

O governo americano ainda divulgou o número atualizado de pedidos de auxílio-desemprego no país: foram 281 mil, abaixo da projeção da Reuters, de 290 mil.

 

Compartilhe: