Ibovespa opera em queda com aversão ao risco após novas tarifas de Trump

Shutterstock/bluebay

Nesta segunda-feira, 03 de fevereiro, o Ibovespa recua 0,34%, aos 125.682 pontos, refletindo o cenário externo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impor novas tarifas sobre importações do México, Canadá e China. A medida aumenta a aversão ao risco global e gera preocupações sobre uma possível ofensiva comercial contra o Brasil.

Trump afirmou que pretende negociar com Canadá e México antes da entrada em vigor das tarifas, prevista para 4 de fevereiro, caso não haja um acordo de última hora.

Entre os destaques corporativos, a Petrobras divulga hoje seu relatório de produção e vendas do quarto trimestre de 2024. No mercado de commodities, o petróleo avança forte, recuperando parte das perdas da última semana, enquanto o minério de ferro segue sem negociação devido ao feriado do Ano Novo Lunar na China e outros mercados asiáticos.

No cenário doméstico, o Boletim Focus apontou a 16ª alta consecutiva da projeção para o IPCA de 2025, que passou de 5,50% para 5,51%, ultrapassando o teto da meta de 4,50%. Já a estimativa para a Selic no fim de 2025 permaneceu em 15,0%, com os investidores aguardando a ata do Copom nesta semana, após a decisão de elevar a taxa básica para 13,25% ao ano.

 

Por volta das 10h33, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

• Natura (NTCO3): +2,62%

• BRF (BRFS3): +1,51%

• Gerdau Metalúrgica (GOAU4): +1,46%


Baixas

• Magalu (MGLU3): -3,75%

• MRV (MRVE3): -3,19%

• CVC (CVCB3): -2,54%

 

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 28 de março

Nesta sexta (28), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   08:00Brasil –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.