Ibovespa opera em queda após recorde com falas de Haddad e Campos Neto em foco

Foto: Shutterstock/Sittipong Phokawattana

Nesta terça-feira, 20, o Ibovespa, principal índice da B3, opera em queda de 0,15%, alcançando os 135.606 pontos.

O Ibovespa atingiu um novo recorde de fechamento nesta segunda-feira, dia 19, ao superar a marca dos 135 mil pontos, encerrando o dia com 136.179 pontos em seu pico intraday. O otimismo no mercado foi alimentado tanto pelas expectativas de cortes de juros nos EUA quanto pelas declarações de Gabriel Galípolo, diretor do Banco Central do Brasil. Em um evento em Belo Horizonte, Galípolo reafirmou o compromisso do Banco Central em alcançar a meta de inflação, enfatizando que a instituição está “dependente de dados e disposta a manter os juros altos por mais tempo ou até aumentá-los, se necessário.”

Para esta terça-feira (20), o foco do mercado se voltará para as falas de figuras importantes. No Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participarão de um evento promovido por um banco, onde suas declarações serão observadas de perto. No cenário internacional, as atenções se voltam para os dirigentes do Federal Reserve (Fed), com expectativa crescente em torno do Simpósio de Jackson Hole, que começa na quinta-feira (22).

Enquanto isso, em outros mercados, o dólar e os rendimentos dos Treasuries permanecem próximos da estabilidade. Os contratos futuros de petróleo também operam lateralmente, após registrar a maior queda em duas semanas, influenciados pela notícia de que Israel aceitou uma proposta de cessar-fogo em Gaza, o que diminui o risco geopolítico e potencialmente alivia as preocupações com o fornecimento da commodity. Já os preços futuros do minério de ferro fecharam em alta de 1,21% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente a US$ 99,50 por tonelada.

Por volta das 10h46, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

  • Braskem (BRKM5): +2,50%
  • Petz (PETZ3): +1,50%
  • Equatorial (EQTL3): +1,21%

Baixas

  • Carrefour (CRFB3): -2,99%
  • LWSA (LWSA3): -2,87%
  • Lojas Renner (LREN3): -2,82%

EUA

Os principais índices de Nova York abriram o dia em queda:

  • Dow Jones: -0,13%
  • Nasdaq: -0,05%
  • S&P 500: -0,01%

 

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.