Nesta terça-feira, 24, o Ibovespa, principal índice da B3, opera em alta de 1,47%, alcançando os 132.492 pontos.
O dia começa marcado pela divulgação da ata do Copom, que deu mais detalhes da decisão de elevação da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano. Essa decisão, unânime entre os membros do comitê, responde à resiliência da atividade econômica, pressões no mercado de trabalho e aumento das projeções de inflação, exigindo uma política monetária mais restritiva. O ritmo de futuros ajustes na taxa dependerá da dinâmica da inflação e de fatores como o hiato do produto e as expectativas inflacionárias.
No cenário das commodities, os preços do petróleo estão em alta, impulsionados por preocupações sobre a intensificação do conflito entre Israel e o Hezbollah, que pode afetar o fornecimento no Oriente Médio, além de uma tempestade tropical que ameaça a produção nos Estados Unidos.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, registrando o maior ganho intradiário em mais de um ano. Esse avanço é atribuído a novos estímulos monetários anunciados pela China e à reposição de estoques antes dos feriados nacionais. O contrato de janeiro de minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) subiu 4,64%, alcançando 699,5 iuanes (99,38 dólares) a tonelada.
Com esse cenário otimista, a expectativa é de um dia positivo para a Vale (VALE3), que já apresenta alta de 3,96%, sendo cotada a R$ 60,30. Além disso, esse estímulo monetário deve favorecer as ações de mineradoras e siderúrgicas.
Por volta das 10h30, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:
Altas
- CSN (CSNA3): +4,69%
- Vale (VALE3): +3,96%
- CSN Mineração (CMIN3): +3,63%
Baixas
- BRF (BRFS3): -1,53%
- Santos Brasil (STBP3): -0,34%
- Carrefour (CRFB3): -0,12%
EUA
Os principais índices de Nova York abriram o dia em alta:
- Dow Jones: +0,12%
- Nasdaq: +0,30%
- S&P 500: +0,07%
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap