Nesta sexta-feira, 23, o Ibovespa, principal índice da B3, opera em alta de 0,44%, alcançando os 135.773 pontos.
Os mercados globais iniciam esta sexta-feira (23) em estado de cautela, com as atenções voltadas para o Simpósio de Jackson Hole. O discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), que ocorrerá às 11h (horário de Brasília), é o ponto alto do evento. Após uma semana em que os dados econômicos indicaram uma desaceleração mais acentuada da economia americana, os investidores estão ansiosos por pistas que Powell possa dar sobre o possível início dos cortes de juros nos Estados Unidos, previsto para a próxima reunião do FOMC em setembro.
No Brasil, o Ibovespa encerrou a sessão anterior em queda, após uma sequência de altas que levaram o índice a renovar máximas históricas, impulsionado pelas expectativas de cortes de juros nos EUA. Embora não haja discursos previstos para o Simpósio hoje, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estará presente, mas só deve discursar no sábado (24). O Banco Central do Brasil já expressou sua preocupação com a inflação, com Gabriel Galípolo e Diogo Guillen, membros do Copom, recentemente adotando um tom cauteloso em relação à política monetária.
Com isso, os mercados mantêm uma postura vigilante, atentos a qualquer sinalização que possa impactar as expectativas, tanto no cenário internacional quanto no doméstico. Qualquer mudança no tom das declarações pode alterar o rumo das negociações e influenciar as decisões dos investidores ao redor do mundo.
Por volta das 10h32, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:
Altas
- IRB (IRBR3): +6,73%
- Petz (PETZ3): +2,37%
- Bradesco (BBDC4): +2,32%
Baixas
- JBS (JBSS3): -1,41%
- BRF (BRFS3): -1,05%
- Engie (EGIE3): -0,76%
EUA
Os principais índices de Nova York abriram o dia em alta:
- Dow Jones: +0,44%
- Nasdaq: +0,73%
- S&P 500: +0,54%
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap