O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou o pregão desta sexta-feira, 05 de julho, praticamente estável, com uma leve alta de 0,08%, alcançando 126.267 pontos. O dia foi marcado por uma agenda econômica esvaziada no Brasil, mas o mercado seguiu ressoando os últimos acontecimentos políticos.
Nas últimas semanas, críticas do presidente Lula ao Banco Central reacenderam temores sobre o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal. Contudo, o alívio nas tensões políticas, especialmente após as declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na noite de quarta-feira (3), trouxe um tom mais positivo para os mercados. Haddad reafirmou o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal, o que foi bem recebido pelos investidores.
Um dos destaques do Ibovespa foi o Pão de Açúcar (PCAR3), que registrou a segunda maior alta do índice, com valorização de 7,51% a R$ 3,15. O desempenho positivo foi impulsionado pelo alívio na curva de juros futuros, que beneficiou o setor de varejo e outros papéis ligados ao consumo. Além disso, notícias de que o grupo francês Casino está avançando no processo de venda de sua fatia na varejista também contribuíram para a alta. De acordo com o Investing News, a rede europeia já definiu as condições de preço iniciais para começar as conversas com potenciais compradores.
As listas das maiores altas e baixas da carteira do Ibovespa ficaram assim:
Altas
- CVC Brasil (CVCB3): +10,16%
- Pão de Açúcar (PCAR3): +7,51%
- LWSA (LWSA3): +6,68%
- Azul (AZUL4): +5,39%
- Magalu (MGLU3): +3,87%
Baixas
- Embraer (EMBR3): -4,51%
- Suzano (SUZB3): -3,95%
- Klabin (KLBN11): -2,56%
- CSN Mineração (CSNA3): -2,03%
- Usiminas (USIM5): -1,96%
EUA
Os principais índices de Nova York encerraram o dia em alta:
- Dow Jones: +0,17%
- Nasdaq: +0,90%
- S&P 500: +0,54%
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.