Ibovespa despenca após decisão do Fed e incertezas fiscais no Brasil

Shutterstock/KanawatTH

O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou esta quarta-feira, 18 de dezembro, com queda de 3,15%, aos 120.772 pontos. Entre as 87 empresas que compõem o índice, apenas três fecharam no positivo, em um pregão marcado pela cautela dos investidores após a decisão do Federal Reserve (Fed) e por incertezas no cenário fiscal doméstico.

No Brasil, o mercado financeiro reagiu ao andamento do pacote de ajuste fiscal em tramitação no Congresso Nacional. Na noite de terça-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base de uma das medidas, que prevê a possibilidade de bloquear até 15% das emendas parlamentares para cumprir os limites fiscais. Outras propostas, como alterações no salário mínimo e nos abonos salariais, ainda aguardam votação, o que aumenta as dúvidas sobre o compromisso do governo com o equilíbrio das contas públicas.

No cenário externo, o Fed anunciou um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros, que agora está na faixa de 4,25% a 4,50%. No entanto, o banco central norte-americano sinalizou que os próximos cortes podem ocorrer em ritmo mais lento. Esse posicionamento levou a uma valorização do dólar, prejudicando moedas de mercados emergentes, como o real, e contribuindo para a pressão no Ibovespa.

Entre os destaques negativos, a Automob (AMOB3) caiu 30,00%, liderando as perdas do dia. A empresa, que havia registrado fortes altas nos dois últimos pregões, estreou no Ibovespa na última segunda-feira (16). Resultado de uma cisão dos negócios da Vamos e da NewCo, anunciada em setembro.

As empresas mais sensíveis ao cenário macroeconômico também registraram quedas significativas. CVC (CVCB3) recuou 17,11%, enquanto Magalu (MGLU3) e Pão de Açúcar (PCAR3) caíram 10,04% e 9,96%, respectivamente, refletindo a pressão do ambiente de alta do dólar e juros elevados.

Na contramão do mercado, a Marfrig (MRFG3) foi a principal alta do índice, subindo 1,81%. A valorização do dólar favoreceu a empresa, que possui receitas atreladas ao mercado externo.

 

As listas das maiores altas e baixas da carteira do Ibovespa ficaram assim:

Altas

• Marfrig (MRFG3): +1,81%

• MRV (MRVE3): +1,54%

• Santos Brasil (STBP3): +0,54%


Baixas

• Automob (AMOB3): -30,00%

• CVC (CVCB3): -17,11%

• Azul (AZUL4): -11,58%

• CSN (CSNA3): -10,13%

• Magalu (MGLU3): -10,04%


EUA

Os principais índices de Nova York encerraram o dia em queda:

• Dow Jones: -2,58%

• Nasdaq: -3,56%

• S&P 500: -2,95%

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap. 

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos da próxima semana

Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   Segunda-feira (31/03/2025)   08:25 – BrasilBoletim FocusO Banco Central do Brasil divulgará o Boletim Focus às

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.