Ibovespa avança com alívio nos EUA e COP30 no radar

Fonte: Shutterstock/Bigc Studio

Nesta segunda-feira (10), o Ibovespa iniciou o pregão em alta de 0,50%, aos 154.841 pontos, sustentado pelo otimismo externo e pela agenda doméstica movimentada. O índice renovou recordes após registrar 13 sessões consecutivas de ganhos, impulsionado pela expectativa de um acordo que coloque fim à paralisação do governo dos Estados Unidos e pela atenção voltada à abertura da COP30, em Belém.

No cenário internacional, os mercados operam em alta após o Senado norte-americano aprovar uma proposta emergencial que busca financiar o governo até janeiro de 2026, podendo encerrar o shutdown mais longo da história recente do país, já com 40 dias de duração. A medida ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados antes de seguir para sanção do presidente Donald Trump. A possível resolução do impasse traz alívio aos investidores, que esperam a retomada dos indicadores econômicos de inflação e emprego, suspensos desde o início da paralisação.

No Brasil, o destaque do dia é a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de abertura da COP30, que reúne autoridades e lideranças internacionais para debater políticas ambientais e de transição energética. Lula também confirmou que sancionará até amanhã o projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores com rendimentos de até R$ 5 mil, uma das principais promessas de campanha.

Entre os temas corporativos, a Axia Energia, novo nome da antiga Eletrobras, estreia na B3 com seu novo código de negociação, marcando mais uma etapa da reestruturação iniciada após a privatização. No campo monetário, o Boletim Focus manteve pela 20ª semana consecutiva a projeção da Selic em 15% ao fim de 2025, refletindo a leitura de estabilidade na política de juros do Banco Central.

Os preços do petróleo avançam no mercado internacional, sustentados pela perspectiva de que o fim do shutdown nos EUA impulsione a demanda global por energia, compensando temores sobre o aumento da oferta. A combinação de otimismo externo, agenda política doméstica intensa e valorização das commodities ajuda a manter o Ibovespa em trajetória positiva e reforça o sentimento de confiança entre investidores.

Por volta das 10h32, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

• Marfrig (MBRF3): +5,86%

• Petrobras (PETR3): +4,83%

• SLC Agrícola (SLCE3): +4,16%


Baixas

• Cogna (COGN3): -6,93%

• PetroRecôncavo (RECV3): -6,39%

• Raízen (RAIZ4): -5,62%


Confira a evolução do Ibovespa:

*Até o dia 10/11 às 10h32

• Em novembro*/2025: +3,54%

• No 4°tri./25*: +5,88%

• Em 12 meses*: +21,13%

• Em 2025*: +28,73%

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques da semana

Nesta semana o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados: Segunda-feira (10/11) 08:30 – BrasilBoletim Focus O Banco Central do Brasil divulgará

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.