Ibovespa abre em queda, atento ao IBC-Br de novembro e movimentações no setor aéreo

Shutterstock/casa.da.photo

O Ibovespa iniciou o pregão desta quinta-feira (16) em queda de 0,44%, marcando 122.115 pontos. No radar dos investidores, os dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de novembro trouxeram uma leve alta de 0,10% na comparação mensal, sinalizando um avanço moderado da atividade econômica brasileira.

Na comparação anual, o indicador, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou alta de 4,1%, enquanto o acumulado em 12 meses alcançou crescimento de 3,6%, segundo os números divulgados pelo Banco Central.

No mercado corporativo, o destaque fica com o setor aéreo. As ações da Azul (AZUL4) lideram os ganhos dentro do índice, com avanço de 7,26%, impulsionadas pelo avanço das negociações de fusão com a Gol (GOLL4), que opera fora do Ibovespa mas registra expressiva alta de 10,43%.

No cenário internacional, o minério de ferro encerrou em alta na Bolsa de Dalian, na China, refletindo otimismo com a demanda global. Já o petróleo opera em queda nesta manhã.

 

Por volta das 10h38, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

• Azul (AZUL4): +7,26%

• Cosan (CSAN3): +3,26%

• Embraer (EMBR3): +1,38%


Baixas

• Marcopolo (POMO4): -4,90%

• CVC (CVCB3): -3,93%

• Carrefour (CRFB3): -3,78%

 

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap. 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos da próxima semana

Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   Segunda-feira (31/03/2025)   08:25 – BrasilBoletim FocusO Banco Central do Brasil divulgará o Boletim Focus às

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.