Com a compra do Banco Modal, dono da plataforma de investimentos do Modalmais, a XP está mirando muito além do varejo, de olho também no segmento de alta renda e private.
Para tentar se diferenciar dos concorrentes de plataforma, o Modal aproveitou a parceria com o Credit Suisse, que detém 15,8% do banco, e lançou em junho do ano passado um app voltado para clientes com patrimônio de mais de R$ 300 mil, o Modal Premium, com acesso a produtos e serviços do banco suíço.
Com 28 produtos exclusivos oferecido pelo private banking do Credit, o Modal informou em dezembro, em entrevista ao Valor Econômico, que o aplicativo reunia 10 mil clientes.
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A XP vem aumentando as investidas para ampliar a fatia no público private, comandado por Beny Podlubny, chefe global da XP Private.
No ano passado, o grupo chegou a sondar o Credit Suisse para uma possível transação envolvendo a subsidiária no Brasil, que tinha, em novembro, R$ 130 bilhões em administração de fundos, dos quais R$ 73 bilhões em gestão de recursos de terceiros, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Para o Credit Suisse, a transação da XP com o Modal pode ser uma chance para ampliar a distribuição dos seus produtos e serviços. Em comunicado enviado à imprensa pelo Banco Modal, Ivan Monteiro e Marcello Chilov, Co-CEOs do Credit Suisse no Brasil, informaram que a combinação de negócios entre a XP e o Modal proporcionará novas oportunidades para servir mais clientes com as ferramentas que eles necessitam para atingir seus objetivos financeiros.
No comunicado, o Modal ainda informou que o banco permanecerá independente e segregado, apesar de fazer parte do Grupo XP e acessar sua infraestrutura, know-how e tecnologia, aproveitando sinergias de receitas e melhorias na experiência do cliente.
O Modalmais tem entrado no mercado de educação financeira com assessoria de investimentos via agentes autônomos e formação de profissionais.
Além do aplicativo para o público private, o Modal lançou a plataforma Modal as a Service, combinando várias soluções para empresas, oferecendo aos clientes finais serviços como crédito, seguros e investimentos, que podem dar à XP maior entrada no segmento corporate, outro público em que o grupo pretende crescer, apontou o BTG Pactual em relatório.
O BTG ainda destacou que o Modal é um importante player no segmento de mercado futuro, com expressiva participação na negociação de minicontratos.
Segundo o BTG, com o Modal, a XP ganha uma participação de mercado de 10% nas negociações gerais no segmento de varejo na Bolsa.