O tráfego de passageiros da Azul (AZUL4) voltou a cair em dezembro em relação aos níveis observados antes da pandemia de Covid-19, depois de uma breve recuperação em novembro. A queda foi motivada pelos voos internacionais, visto que no mercado doméstico a empresa continuou crescendo.
O tráfego doméstico de passageiros aumentou 20,9% no comparativo entre dezembro de 2021 e o mesmo mês de 2019, antes da pandemia. A capacidade dos voos domésticos da Azul cresceu na mesma proporção, enquanto a taxa de ocupação ficou estável em 82,3%.
Nos voos internacionais no entanto, o tráfego caiu 60,9% em dezembro ante igual mês de 2019, enquanto a capacidade diminuiu 61,6%. A taxa de ocupação, porém, cresceu 1,5 ponto porcentual (pp), para 88,4%.
Vale lembrar que dezembro foi um mês difícil para as companhias aéreas no exterior, em particular por causa da disparada de casos de Covid-19 no hemisfério norte. No Brasil, este aumento de casos começou no final do mês passado e a Azul foi uma das primeiras empresas de transporte aéreo a serem atingidas. A empresa teve de cancelar voos por causa do afastamento médico de tripulantes infectados pela doença.
O executivo-chefe da Azul, John Rodgerson, fez uma breve menção à possibilidade de estes contratempos afetarem a recuperação da companhia neste ano.
“Os resultados dão confiança para a empresa nas vantagens competitivas do nosso modelo de negócio e nos planos para 2022, mesmo sendo cedo para determinar o impacto da variante Ômicron no Brasil”, disse ele num comunicado, referindo-se à variante do coronavírus que tem sido responsabilizada pela disparada de casos de Covid-19.