Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

MP de Minas Gerais denuncia Vale por crimes ambientais

Os danos ambientais geraram prejuízos à saúde humana dos moradores da região e a destruição da fauna e flora locais

Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) ofereceu uma denúncia contra a Vale (VALE3) e três dirigentes da mineradora por crimes ambientais nesta quinta-feira, 10. 

De acordo com o órgão, a mineradora realizou uma emissão irregular de poluentes no ar e no solo em sua Usina de Pelotização da Fazenda Rio de Peixe, no Complexo Vargem Grande, em Nova Lima (MG), entre os anos de 2011 e 2015. 

Com isso, a saúde dos moradores da região do Condomínio Solar da Lagoa, que é localizado em frente à usina, foi prejudicada.  

Segundo a denúncia, a empresa também lançou de modo irregular efluentes líquidos no solo da região entre 2011 e 2014. 

Além disso, O MP afirma que a unidade cometeu poluição sonora acima do aceitável durante o horário noturno, considerando que o caráter rural da região em que se localiza. 

De acordo com o ministério, os danos ambientais geraram prejuízos à saúde humana dos moradores da região e a destruição da fauna e flora locais.  

“A empresa reforça o seu compromisso com a sociedade e com o meio ambiente”, ressalta a mineradora. 

De acordo com a denúncia, “por omissão de seus administradores e diretores responsáveis, ora denunciados, deixou de adotar medidas de precaução exigidas pela autoridade competente, expondo o meio ambiente a risco grave e irreversível”. 

Segundo a acusação, devido à omissão de diretores ou administradores responsáveis, a Vale não utilizou das medidas de precaução exigidas pelas autoridades competentes, “expondo o meio ambiente a risco grave e irreversível”. 

 Foto: Vale/Reprodução

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.