Desocupação caiu para 5,4% no trimestre encerrado em outubro, a menor da série histórica em 12 anos

Fonte: Shutterstock/Brenda Rocha - Blossom

A taxa de desocupação do Brasil caiu para 5,4% no trimestre encerrado em outubro, a menor da série histórica desde 2012, mostrando melhora tanto em relação ao trimestre anterior (5,6%) quanto ao mesmo período de 2024 (6,2%). A taxa de subutilização também atingiu o menor nível da série, em 13,9%, reforçando um mercado de trabalho mais ajustado.

A população desocupada recuou para 5,9 milhões, o menor contingente já registrado, enquanto a população ocupada se manteve estável no trimestre, totalizando 102,6 milhões, mas cresceu no comparativo anual. O rendimento real habitual atingiu R$ 3.528, recorde da série, com avanço anual de 3,9%. A massa de rendimentos também foi recorde, em R$ 357,3 bilhões, alta de 5% em um ano.

A informalidade manteve-se em 37,8%, abaixo do nível de um ano antes. O emprego avançou sobretudo em construção e administração pública, enquanto outros serviços caiu. Na comparação anual, cresceram transporte e armazenagem e novamente administração pública.

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.  

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 28 de novembro

Nesta sexta-feira (28) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: 08:30

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.