Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Brasil pode retomar exportação de carne bovina à China a partir de hoje

País asiático liberou produto após pouco mais de três meses de bloqueio

O Brasil recebeu autorização da China para retomar as exportações de carne bovina ao país. Elas estavam suspensas desde 4 de setembro, quando o governo brasileiro identificou dois casos da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) – um em Mato Grosso e outro em Minas Gerais.

Em novembro, a China já havia liberado alguns lotes de carne bovina brasileira que haviam recebido certificação sanitária até 3 de setembro e que estavam em trânsito para o país asiático na época em que foram detectados os casos de EEB – também conhecida como doença da vaca louca.

Segundo o Ministério da Agricultura, os animais infectados tiveram casos atípicos – desenvolveram a doença de maneira espontânea e esporádica, sem relação com ingestão de alimentos contaminados e sem terem sido infectados por outros animais.

A OIE, que é a organização internacional que acompanha a saúde animal, analisou as informações prestadas pelo Brasil e reafirmou o status de “risco insignificante” para a enfermidade.

A China é de longe o maior importador de carne bovina brasileira. De janeiro a novembro deste ano, a receita obtida pelo Brasil com a exportação do produto ao país asiático foi de US$ 3,9 bilhões – ou 53% do total faturado com a venda ao exterior.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.