Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Focus, IPCA, ata do Fomc e o que mais você precisa saber para investir bem na semana

Investidores ainda acompanham dados sobre a confiança do consumidor e da indústria brasileiros e a segunda prévia do PIB dos EUA

Apesar da semana ser de feriado de Ações de Graças nos Estados Unidos a partir da quinta-feira, os próximos dias serão de divulgações importantes para os investidores, tanto na maior economia do mundo como aqui no Brasil.

Nesta segunda, dia 22, o mercado estará de olho na divulgação do Boletim Focus, do Banco Central, com as projeções semanais para câmbio, inflação, juros e PIB (Produto Interno Bruto).

Como o presidente do BC, Roberto Campos Neto, frisou na última sexta que a inflação está altamente disseminada e que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) está fora da meta em 2022, a expectativa é de nova revisão para cima das projeções para juros e variação de preços ano que vem.

É exatamente essa preocupação com a inflação que fará com que o IPCA-15 de novembro, que sai na quinta-feira, dia 25, seja acompanhado com muita atenção pelo mercado.

Na quarta, na véspera do super feriado nos EUA, uma bateria de divulgações sobre a maior economia do mundo: a ata do Fomc (o comitê de política monetária do Fed, banco central americano), a segunda prévia do PIB, os dados atualizados de pedidos de auxílio desemprego e os números sobre gastos dos americanos.

Veja abaixo a agenda completa.

  • Segunda-feira

Boletim Focus

Às 8h25, o Banco Central divulga o Boletim Focus, pesquisa semanal com analistas sobre projeções para a taxa básica de juros, inflação, câmbio e PIB

Atividade nos EUA e confiança do consumidor na Zona do Euro

Às 10h30, o Fed (banco central dos EUA) de Chicago divulga o Índice de Atividade Nacional (CFNAI) de outubro. Às 12h, a NAR (associação nacional de corretores de imóveis) divulga a quantidade de vendas de moradias usadas no país em outubro. No mesmo horário, a Zona do Euro, que vem sofrendo com uma nova onda de coronavírus, informa a confiança do consumidor em novembro.

  • Terça-feira

Índice de gerente de compras na Zona do Euro e EUA

Às 6h, a Markit divulga o índice de gerente de compras (PMI) da indústria e serviços das primeiras semanas de novembro na Zona do Euro. O mesmo indicador, mas para os EUA, será informado pela consultoria às 11h45.

. Quarta-feira

Confiança do consumidor brasileiro

Às 8h, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) informa a sua Sondagem do Consumidor de novembro.

Dívida pública

O Tesouro Nacional divulga o Relatório Mensal da Dívida Pública.

PIB, gastos pessoais e auxílio desemprego nos EUA 

Às 10h30, o BEA, escritório de estatísticas do Departamento de Estatísticas dos EUA, informa a segunda prévia do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos no terceiro trimestre. No mesmo horário, o DoL (Departamento de Trabalho dos EUA) divulga o número atualizado de pedidos de auxílio desemprego até 19 de novembro. Às 12h, saem os números do BEA para gastos pessoais dos americanos.

Estoques de petróleo

Às 12h30, o DOE (Departamento de Energia dos EUA) divulga os estoques atualizados de petróleo bruto do país.

Ata do Fomc

Às 16h, os investidores irão conferir a ata da última reunião do Fed (banco central dos EUA), que aconteceu no início do mês e que pode dar mais pistas sobre decisões da autoridade monetária americana.

  • Quinta-feira

IPCA da primeira quinzena

Às 9h, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informa como se comportou o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) na primeira quinzena de novembro.

Transações do Brasil com o exterior 

Às 9h30, sai a nota do setor externo do Banco Central, com as informações de outubro sobre as transações do Brasil com outros países.

  • Sexta-feira

Nota de crédito do BC 

Às 9h30, o Banco Central divulga sua nota de política monetária, com informações sobre crédito, inadimplência e prazos de empréstimos em outubro.

Sondagem da indústria

Às 8h, a FGV divulga sua Sondagem da Indústria realizada em outubro.

Bandeira tarifária

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informa a bandeira tarifária de energia elétrica para dezembro.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.