A 3R Petroleum (RRRP3) registrou uma produção total de 25,3 mil barris diários de óleo equivalente (boed) no mês de dezembro, de acordo com dados publicados na noite de terça-feira (10).
A petrolífera opera os Polos Macaus, Areia Branca, Fazenda Belém, Rio Ventura, Recôncavo, Peroá e Papa Terra, além de deter participação de 35% no Polo Pescada, operado pela Petrobras.
Entre os destaques positivos foram mencionados o Cluster Recôncavo, representado pelo Polo Recôncavo, e o Cluster Offshore, com o Polo Peroá e Papa Terra.
O primeiro apresentou um aumento expressivo de produção, de 39,6% em comparação com mês de novembro, enquanto o segundo registrou aumento de 23,3%.
Por outro lado, o Cluster Potiguar manteve a produção estável com os polos Areia Branca e Fazenda Belém, enquanto o Polo Pescada apresentou alta de 8% em comparação ao mês de novembro.
Leia a matéria completa:
O que achamos?
A 3R salta em 91% a produção de dezembro em comparação com o mês anterior com maior força impulsionado principalmente pelo início das operações no polo Papa Terra dia 23 de dezembro.
A aquisição do Polo Papa Terra representa um importante passo para o portfólio offshore da empresa. Isto porque se deu início às operações em águas profundas e na Bacia de Campos, que tendem a ser mais rentáveis.
Houve incremento na produção de 9,2 mil boed apenas com o Polo Papa Terra, o que representa 36,6% da produção total do mês de dezembro, mostrando forte representatividade no portfólio da petrolífera.
Além disso, a maior produção nos outros Polos, como o Polo Peroá e Pescada, somada à reabertura de poços que estavam temporariamente fechados no Polo Recôncavo, devem diluir os custos fixos da 3R.
Portanto, com o inicio das operações e maior produção neste último mês é possível esperar que os resultados do quarto trimestre apresentem evolução na receita e na rentabilidade em comparação com último trimestre de 2021.
Como as ações devem reagir?
Os investidores devem enxergar com bons olhos a maior produção no mês de dezembro. No entanto, os analistas já contavam com a participação do Polo Terra nas operações e poderia já estar embutido nos preços das ações.
No entanto, é possível que as ações reajam positivamente e os papéis abram em alta no pregão desta quarta-feira (11). Para maior precisão, é preciso compreender qual era a expectativa de produção que os analistas haviam projetado para o Polo Papa Terra.
As ações acumulam alta de 7,6% nos últimos 12 meses.