Apesar de passar grande parte do dia em queda, o Ibovespa, principal indicador da B3, conseguiu encerrar em alta de 1,72% no pregão desta quinta-feira, 09, retornando aos 115.360,86 pontos.
O mercado melhorou o humor após o presidente Jair Bolsonaro informar em nota oficial que está disposto a manter diálogo, harmonia e independência entre os poderes, afirmando respeito pelas instituições da República.
Em Wall Street, o Dow Jones fechou em baixa de 0,43%, aos 34.879 pontos.
Já o S&P 500 recuou 0,46%, a 4.493 pontos, acompanhado pelo Nasdaq, que caiu 0,25%, a 15.248 pontos.
Por outro lado, o dólar comercial registrou sua maior queda percentual diária desde agosto, recuando 1,96%, cotado a R$ 5,2233 na venda.
Os investidores ainda estão de olho nos indicadores para tentarem traçar os próximos passos do Banco Central americano, o Fed, em relação à política monetária.
Os pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA caíram para uma mínima em quase 18 meses, dissipando temores de uma desaceleração da recuperação econômica.
O número de solicitações chegou a 310 mil na semana encerrada em 4 de setembro, uma queda de 35 mil pedidos em relação ao nível revisado da semana anterior, de acordo com o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.
Esse é o menor nível registrado desde 14 de março de 2020, quando os pedidos atingiram a marca de 256 mil.
Entretanto, apesar de positivos, os dados também alimentaram os receios de que o Fed possa vir a reduzir os estímulos mais cedo.
Para essa sexta-feira, 10, os investidores continuarão de olho no cenário político-institucional por aqui, além do desenrolar do movimento de paralisação dos caminhoneiros e do andamento da inflação.
Vale lembrar que ontem foi divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reportou uma expansão de 0,87% frente ao mês imediatamente anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado veio acima do esperado pelos economistas consultados pela Refinitiv, que projetavam alta de 0,71% na passagem de julho para agosto de 2021.
Com as sucessivas altas na inflação, o mercado começa a traçar uma elevação maior na taxa básica de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro.
Agenda Econômica
Na agenda econômica interna desta sexta-feira, 10, teremos a divulgação das Vendas no Varejo às 09h00 (horário de Brasília).
Nos Estados Unidos, terá a divulgação do Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês), indicador de inflação que mede a variação nos preços médios recebidos pelos produtores nacionais de bens e serviços.