Abaixo do esperado, PIB dos EUA cresce 6,5% no 2º trimestre

O indicador veio abaixo da projeção dos analistas consultados pela Refinitiv, que esperavam que a economia dos EUA registrasse avanço de 8,5%

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços, dos Estados Unidos cresceu 6,5% no segundo trimestre em relação aos primeiros três meses deste ano.

Os dados da primeira estimativa foram divulgados nesta quinta-feira, 29, pelo escritório de estatísticas do BEA (Bureau of Economic Analysis), que faz parte do Departamento do Comércio norte-americano.

Com isso, o indicador veio abaixo da projeção dos analistas consultados pela Refinitiv, que esperavam que a economia dos EUA registrasse avanço de 8,5% durante os meses de abril a junho.

No 1º trimestre de 2021, o PIB estadunidense registrou avanço anualizado de 6,1%, ou seja, 0,1 ponto percentual abaixo da previsão anterior.

Fora isso, o departamento também anunciou que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) cresceu à taxa anualizada de 6,4% no 2º trimestre.

Enquanto isso, o núcleo PCE, que desconsidera os preços de alimentos e energia, teve expansão de 6,1%.

Vale lembrar que a taxa anualizada dos Estados Unidos indica a variação do PIB como se esse percentual de crescimento ou queda fosse mantido por um ano inteiro. Diferente da metodologia brasileira, que considera a variação apenas do período, sem projeção.

Acesse aqui e confira mais informações sobre o PIB americano.

Foto: Pixabay

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.