A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou na última terça-feira, 13, a criação de um Exchange Traded Fund (ETF) que replica a criptomoeda ether, que é negociada pela plataforma Ethereum.
As informações foram divulgadas pela gestora do fundo QR Asset Management, que tem como ticker de negociação QETH11. Ele é atrelado ao índice CME CF Ether Reference Rate, usado pela maior bolsa de derivativos do mundo, a Chicago Mercantile Exchange Group.
Os ETFs são fundos de investimentos negociados na bolsa de valores que acompanham um determinado índice, como por exemplo o Ibovespa.
Já o etheteum é a segunda maior criptomoeda do mundo, ficando atrás apenas do Bitcoin.
Há cerca de um mês, o QR lançou o primeiro ETF de bitcoin na B3, o QBTC11, com 100% de exposição ao criptoativo e com uma taxa de administração de 0,75% ao ano.
Ontem, a gestora Hashdex também anunciou o lançamento de um novo ETF, o Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Price Fundo de Índice.
O fundo terá como objetivo espelhar a performance e investimentos do Hashdex Nasdaq Bitcoin ETF, índice de ativos desenvolvido pela Nasdaq com 100% de exposição ao bitcoin.
Além disso, o produto será o primeiro ETF a replicar um fundo que procura neutralizar as emissões de carbono decorrentes da mineração da criptomoeda.
Foto: Unsplash