A Ambipar (AMBP3) comunicou ao mercado nesta segunda-feira, 28, a aquisição de 100% do capital social da Disal Ambiental, por meio da sua controlada Environmental Participações.
O valor da transação ficou em R$ 800 milhões, a serem pagos em dinheiro, segundo o Brazil Journal. A empresa não confirmou em fato relevante.
Trata-se da maior aquisição feita pela empresa de gestão de resíduos, que vem numa toada de compras desde o seu IPO no ano passado. Até o momento, cerca de 15 companhias foram negociadas entre aquisições parciais e totais.
A Disal é a mais significativa delas, pois deve dobrar a receita da Ambipar e marcar a internacionalização da empresa. Isso porque a recém adquirida é uma das principais companhias de gestão de resíduos do Chile e também opera em países como Peru e Paraguai.
Nos últimos 12 meses, a Disal faturou R$ 503,2 milhões, com uma margem Ebitda de 18%. Sua especialidade é atender mineradoras, com empresas como AngloAmerican e Codelco como clientes.
Em fato relevante, a Ambipar informa que a empresa tem 2.205 funcionários e 550 ativos alocados em 45 filiais. Além de uma carteira diversificada de clientes blue chips e contratos de longo prazo para os setores de mineração, construção civil, alimentos, dentre outros.
Para a Ambipar, esta aquisição:
- inicia o processo de internacionalização do segmento de Environment;
- amplia a carteira de clientes para futuro cross selling; e
- gera sinergias e aumenta a gama de soluções de valorização de resíduos (como, por exemplo, o setor de mineração, ainda com pouca penetração pela empresa no Brasil).
A Ambipar ainda acrescenta que a aquisição está “em linha com o seu plano estratégico de crescimento, com captura de sinergias e potencial maximização das margens e retorno”.