Alta do petróleo e fluxo estrangeiro impulsionam Ibovespa

Fonte: Shutterstock/Tony Stock

O Ibovespa fechou esta quinta-feira (19) em alta de 1,35%, aos 188.534 pontos, na contramão do exterior. O movimento foi sustentado principalmente pelo avanço das ações de bancos e da Petrobras (PETR4), que acompanharam a alta do petróleo em meio às tensões entre Estados Unidos e Irã. O fluxo estrangeiro para blue chips brasileiras também seguiu favorecendo o índice.

No cenário macroeconômico, o IBC-Br caiu 0,20% menos que o esperado em dezembro, sinalizando atividade mais resiliente. O dado mantém a expectativa de corte da Selic em março, mas reforça a cautela do Banco Central diante do risco de inflação de serviços ainda persistente.

No noticiário corporativo, a proposta da Axia Energia (AXIA3) de migração ao Novo Mercado da B3 impulsionou as ações da companhia, que subiram 4,44% e figuraram entre as maiores altas do índice. A operação prevê a conversão de ações preferenciais em ordinárias, simplificando a estrutura acionária e reforçando a governança, o que tende a elevar a liquidez e atrair investidores de longo prazo movimento visto como potencial gerador de valor.

Na ponta negativa, os papéis do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) lideraram as perdas do Ibovespa, com queda de 9,82%. O desempenho reflete preocupações com endividamento elevado, geração de caixa frágil e incertezas sobre a estratégia da nova gestão às vésperas dos resultados. O aumento da taxa de aluguel das ações indica avanço das posições vendidas e maior ceticismo quanto à recuperação no curto prazo.

Entre outros destaques, a Vale (VALE3) anunciou acordo para desenvolver ativos de níquel no Canadá por meio de consórcio, com investimento potencial de até US$ 200 milhões. A iniciativa reforça a estratégia de ampliar a exposição a minerais críticos ligados à transição energética, preservando acesso ao concentrado no longo prazo; as ações avançaram 0,20%. Já fora do índice, a Azul Linhas Aéreas (AZUL53) enfrentou forte volatilidade após anunciar aumento de capital em sua reestruturação nos Estados Unidos, com queda de 36,27%.


As listas das maiores altas e baixas da carteira do Ibovespa ficaram assim:


Altas

• Axia (AXIA6): +6,94%

• Hapvida (HAPV3): +6,62%

• Axia (AXIA7): +5,10%

• Axia (AXIA3): +4,44%

• Rede D’Or (RDOR3): +4,23%


Baixas

• Pão de Açúcar (PCAR3): -9,82%

• Raízen (RAIZ4): -7,46%

• Weg (WEGE3): -3,78%

• Assaí (ASAI3): -1,87%

• Usiminas (USIM5): -1,58%


Confira a evolução do IBOV no fechamento de hoje (19/02):

• Segunda-Feira (16): Fechado

• Terça-Feira (17): Fechado

• Quarta-Feira (18): -0,24%

• Quinta-Feira (19): +1,35%

• Na semana: +1,11%

• Em fevereiro: +3,95%

• No 1°tri./26: +17,01%

• Em 12 meses: +48,09%

• Em 2026: +17,01%


EUA

Os principais índices de Nova York encerraram o dia em queda:

• Dow Jones: -0,54%

• Nasdaq: -0,31%

• S&P 500: -0,28%


Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.  

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 20 de fevereiro

Nesta sexta-feira (20) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: 06:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.