Nesta quarta-feira (10) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências:
09:00 – Brasil
IPCA
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará às 9h os dados do IPCA. Em julho, o índice apresentou alta de 0,26% no resultado mensal, acumulando 5,23% em 12 meses. Já o IPCA com ajuste sazonal registrou variação de 0,35% no mês.
Para agosto o mercado projeta uma queda de 0,15% e alta de 5,10% na comparação anual.
09:30 – EUA
PPI
O Bureau of Labor Statistics divulga nesta quarta-feira, às 9h30, os resultados do Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Em julho, o indicador avançou 0,9% no mês e acumulou alta de 3,3% em 12 meses. Para agosto, a projeção do mercado é de crescimento de 0,3% no comparativo mensal, com estabilidade na taxa anual.
O núcleo do PPI, que desconsidera itens voláteis como alimentos e energia, registrou aumento anualizado de 3,7% e avanço de 0,9% em julho. As expectativas para agosto apontam para elevação de 0,3% no mês e de 3,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
11:30 – EUA
Estoques de Petróleo Bruto
A Energy Information Administration divulgará, às 11h30, os dados mais recentes sobre os estoques de petróleo bruto. Na última divulgação, os estoques tiveram uma alta de 2,415 milhões de barris em seu estoque, enquanto o mercado projetava queda de 2 milhões de barris.
14:30 – Brasil
Fluxo Cambial Estrangeiro
O Banco Central do Brasil divulgará à 14h30 as estatísticas semanais do fluxo cambial estrangeiro. Na última divulgação, o fluxo cambial brasileiro apresentou saldo negativo de R$ 0,231 bilhões.
15:00 – EUA
Balanço Orçamentário Federal
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos divulgará às 15h os dados do Balanço Orçamentário Federal, que medem a diferença entre as receitas e despesas do governo federal no mês de agosto. Em julho, o resultado foi um déficit de US$291,0 bilhões.
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.