Nesta quarta-feira (3), o índice Ibovespa abriu pregão com queda de 0,27%, aos 139.925 pontos, em meio à cautela dos investidores. O dia trará o segundo dia de julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF e a expectativa por indicadores internacionais, como o relatório Jolts, encomendas à indústria e o Livro Bege do Federal Reserve. No Brasil, também ficam no radar os dados da produção industrial e do PMI de serviços.
Na frente de indicadores brasileiros, o IBGE reportou que a produção industrial recuou 0,2% em julho frente a junho. Frente ao mesmo mês de 2024, houve alta de 0,2%, enquanto no acumulado do ano o avanço chega a 1,1% e, em 12 meses, 1,9%. O dado reforça o quadro de crescimento moderado, em linha com a desaceleração de outros setores.
Nos mercados globais, o petróleo recua após a valorização de ontem, com investidores reavaliando as perspectivas de oferta e demanda antes da reunião da OPEP+ marcada para o fim de semana. Já o minério de ferro avançou na China, em movimento que pode sustentar as ações de siderurgia e mineração na B3.
Entre as empresas, a Petrobras anunciou planos de emitir uma nova série de títulos no mercado internacional por meio da subsidiária Petrobras Global Finance B.V. (PGF). A iniciativa vem após a bem-sucedida captação em dólares realizada pelo Tesouro Nacional, o que pode atrair novamente a atenção de investidores estrangeiros ao mercado brasileiro de dívida.
Apesar do suporte dado por commodities e pelo ambiente internacional menos adverso, o noticiário político tende a limitar a tomada de risco. Analistas lembram que o julgamento de Bolsonaro pode provocar atritos diplomáticos com Washington, alimentando especulações de novas sanções contra o Brasil e impondo limites à performance da Bolsa no curto prazo.
Por volta das 10h42, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:
Altas
- Cosan (CSAN3): +1,76%
- Klabin (KLBN11): +1,37%
- Ultrapar (UGPA3): +1,02%
Baixas
- Ambev (ABEV3): -2,55%
- Hypera (HYPE3): -1,73%
- Vamos (VAMO3): -1,22%
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.