Nesta quarta-feira (07) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências:
06:00 – UE
Vendas no Varejo
Às 06h, será divulgado pela Eurostat os dados de Vendas no Varejo da Zona do Euro. No dado mensal o percentual era de 0,3%, e anual de 2,3%.
09:00 – Brasil
Produção Industrial
O IBGE divulgará a produção industrial de março às 09h00. Na última divulgação, o indicador registrou estabilidade (-0,1% na variação mensal) e avanço de 1,5% no acumulado anual.
15:00 – EUA
Taxa de juros EUA
O Federal Reserve divulgará nesta quarta-feira (07) sua decisão sobre a taxa de juros, atualmente fixada na faixa entre 4,25% e 4,50%. A maioria dos analistas projeta que o banco central norte-americano manterá essa taxa inalterada, repetindo a decisão da reunião anterior.
Essa expectativa está ligada ao cenário de inflação ainda resistente, agravada pelas novas tarifas comerciais impostas recentemente nos EUA. Além disso, o mercado de trabalho segue aquecido, o que dá ao Fed margem para manter uma postura cautelosa. O presidente Jerome Powell afirmou que é preciso ter “certeza” de que os efeitos inflacionários das tarifas não se tornarão persistentes, reforçando a sinalização de que ainda não é o momento para iniciar cortes nos juros.
15:00 – Brasil
Balança Comercial
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgará os dados da balança comercial de março às 15h00. Na última divulgação, o superávit foi de R$ 8,15 bilhões e o mercado estima um crescimento para 8,30 bilhões.
15:30 – EUA
Coletiva de Imprensa FOMC
O presidente do Federal Reserve realizará uma coletiva de imprensa às 15h30 para comentar a decisão de política monetária.
18:30 Brasil
Taxa de Juros Selic
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne nesta semana para decidir a nova taxa Selic. Na última reunião, em março, os membros já haviam sinalizado uma possível elevação de juros em ritmo mais moderado, após sucessivos aumentos de 1 ponto percentual. Atualmente, a Selic está em 14,25%, e a decisão será anunciada nesta quarta-feira.
De acordo com o Boletim Focus, o mercado projeta uma alta de 0,50 ponto percentual nesta reunião, levando a taxa para 14,75%. Para junho, espera-se um aumento adicional de 0,25 ponto, alcançando 15%. A expectativa, no entanto, é que o Banco Central realize um corte de 0,25 ponto na última reunião do ano, encerrando 2025 com a Selic em 14,75%. Para 2026, a projeção é de que a taxa caia para 12,50%.
Autoridades do Banco Central têm destacado a incerteza no cenário externo, especialmente após o anúncio de novas tarifas comerciais pelos Estados Unidos, sob a gestão de Donald Trump.
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.