Ibovespa fecha em queda após ata do Copom e IPCA-15

Foto: Shutterstock/Immersion Imagery

O Ibovespa, principal termômetro da bolsa brasileira, fechou nesta terça-feira, 27, em queda de 0,61% aos 117.523 pontos. 

Pela manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o IPCA-15, que é considerado uma prévia da inflação oficial do país. O dado subiu 0,04% em junho, mantendo a tendência de desaceleração. Para maio a taxa foi de 0,51%. O indicador veio em linha expectativas do mercado.

Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 3,40%, resultado mais baixo desde setembro de 2020 quando a taxa acumulada em 12 meses foi de 2,65%

O dia foi marcado também pela divulgação da Ata do Copom, que em suma trouxe uma avaliação predominante dos membros de que há confiança necessária para iniciar processo, com cautela, de inflexão dos juros na próxima reunião.

As ações com que apresentaram maiores rentabilidades no dia da carteira do Ibovespa foram:

  • Minerva (BEEF3): +3,98%
  • Gol (GOLL4): +3,26%
  • JBS (JBSS3): +2,46%

Por outro lado, as ações que apresentaram as maiores baixas foram:

  • Alpargatas (ALPA4): -7,76%
  • Assaí (ASAI3): -5,83%
  • Petz (PETZ3): -5,42%

No cenário externo, as bolsas estrangeiras fecharam recuando:

  • Dow Jones: +0,63%
  • Nasdaq: +1,65%
  • S&P 500: +1,15%

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Leia também:

Destaques Econômicos – 21 de maio

Nesta quarta-feira (21) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: Quarta-feira

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.