JHSF (JHSF3): ações podem reagir positivamente à prévia operacional da companhia; entenda

JHSF apresenta forte resultados no quarto trimestre impulsionado pelo segmento de Incorporação e shoppings

Foto: Shutterstock/ Makistock

A JHSF Participações (JHSF3), dona da rede de hotéis Fasano e do outlet Catarina, registrou um crescimento de 23,3% de vendas contratadas no quarto trimestre de 2022 frente ao reportado em igual período de 2021, para R$ 491 milhões, segundo prévia dos resultados do quarto trimestre publicada na noite de terça-feira (17).

No segmento de shoppings as vendas subiram 7,7% no quarto trimestre na mesma base de comparação, a R$ 1,2 bilhão. Em relação ao quarto trimestre de 2019, período que antecedeu a pandemia de Covid, o crescimento é de 49,5%.

De acordo com a prévia, o segmento de hospitalidade apresentou uma queda na taxa de ocupação, de 2,5 pontos percentuais, para 51,5%, em relação ao quarto trimestre de 2021. No entanto, a diária média foi de R$ 3,5 mil, valor 15% superior na mesma comparação.

O segmento de gastronomia registrou desempenho superior ao do quarto trimestre de 2021 ao apresentar um número de couverts vendidos 9,6% maior no quarto trimestre de 2022, de 345,9 mil unidades. Além disso, o couvert médio foi de R$ 285,3, 22,4% superior ao quarto trimestre de 2021.

Por fim o segmento de aeroporto, com o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, aumentou em 25,8% o número de movimentos e em 83,6% o volume de litros abastecidos.

O que achamos?

O crescimento em todos os segmentos mostra uma boa gestão da companhia e reforça a qualidade do portfólio da JHSF, voltada para os públicos de média e alta renda.

Este segmento de clientes é mais resiliente em momentos de crise, portanto, tende a sofrer menos com variações macroeconômicas, como por exemplo inflação e juros elevados.

O destaque dos resultados vai para o segmento de incorporação, no qual a companhia obteve o melhor resultado por causa do bom desempenho do Reserva Cidade Jardim, pré-lançado no segundo trimestre de 2022.

Já o segmento de shoppings foi prejudicado por eventos sazonais negativos, como a Copa do Mundo e as eleições, e apresentou crescimento nas vendas menor que o de pares do setor, como a Multiplan e o Iguatemi.

O segmento de gastronomia e hospitalidade deve impactar positivamente a receita do quarto trimestre. Apesar da menor taxa de ocupação dos hotéis, o preço médio da diária foi maior, o que deve manter ou até elevar as margens do segmento.

Por fim, a divisão de aeroporto foi a que teve a maior evolução da companhia no ano. Apesar de a receita ainda ser menos relevante proporcionalmente aos outros segmentos, o aeroporto vem ganhando espaço e deve elevar as receitas da companhia neste quarto trimestre.

O maior volume de litros abastecidos favoreça as receitas, estes podem impactar negativamente a rentabilidade do negócio, uma vez que as margens desse serviço são menores.

Como as ações devem reagir?

A prévia apresenta um forte quarto trimestre para a companhia, portanto, as ações devem iniciar o pregão desta quarta-feira (18) em alta.

A companhia apresenta queda de 4,2% no ano e acumula alta de 1,27% nos últimos 12 meses.

*O Pré-Trade é publicado diariamente pela Agência TradeMap, sempre antes da abertura da Bolsa, e se propõe a indicar como investidores podem reagir no pregão em reação a alguma notícia ou fato novo que tenha relação com uma ação específica em sua carteira. O conteúdo se destina a fins informativos e não deve ser interpretado como nenhum tipo de recomendação de investimentos.

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