A seis dias de 2023 e da posse do novo governo, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda negocia nomes para quase a metade das vagas do seu ministério. A expectativa era que o anúncio dos nomes restantes seria feito nesta terça (27), mas já há indicações de que isso pode acontecer somente amanhã.
Ontem, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e disse que ela tem um perfil adequado para assumir o ministério do Planejamento. Declarou ainda que André Lara Resende, que fez parte da equipe de transição, recusou a pasta.
A participação de Tebet, candidata à presidente que fez campanha para Lula no segundo turno, é uma das principais indefinições envolvendo a Esplanada dos Ministérios, já que ela perdeu o comando do Ministério do Desenvolvimento Social para Wellington Dias.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Lula pretende “engordar” o planejamento com a gestão de parcerias público-privadas (PPI) como forma de convencer a senadora.
Leia também:
Com baixa liquidez, Ibovespa cai 0,88% com expectativa de juros mais altos; Renner (LREN3) derrete
Nota de crédito e novo título do TD
Por aqui, os investidores acompanham ainda a nota de crédito de novembro, que será publicada às 9h30 pelo Banco Central. O dado mostra o saldo e novas concessões de crédito, além de taxas de juros e inadimplência dos empréstimos, e deve ajudar a esclarecer até que ponto o aumento da Selic já está chegando à ponta.
Além disso, o Tesouro Nacional e a secretaria de Previdência detalham, em entrevista coletiva às 15h, como funcionará o novo título de aposentadoria desenvolvido pelo órgão. Segundo informações publicadas no Diário Oficial na semana passada, o novo papel será corrigido pelo IPCA, assim como os títulos do Tesouro IPCA+, e terá aplicação mínima de R$ 1 mil.
Leia mais:
Tesouro anuncia título público para previdência dos investidores com valor mínimo de R$ 1 mil
O papel vai permitir o resgate do principal investido em parcelas mensais e consecutivas a partir de determinada data, a ser definida pelo Ministério da Fazenda.
Bolsas gringas sobem
Na volta do feriado de Natal, os mercados americanos operam em alta na manhã desta terça-feira. Os mercados asiáticos também fecharam no azul, com a informação de que a China deve encerrar a quarentena para viajantes que chegarem a partir de 8 de janeiro ao país.
Por volta das 8h, os futuros dos EUA operavam no azul: o Dow Jones subia 0,66%, o S&P 500 avançava 0,69% e o Nasdaq ganhava 0,58%. O índice europeu Euro Stoxx 50 estava em alta de 0,77%.