Vale (VALE3) redesenha diretoria e Luciano Siani deixa a companhia após 14 anos

Segundo a mineradora, a iniciativa acontece após a simplificação de portfólio e o foco em negócios os quais possui vantagens competitivas

Foto: Shutterstock/Diego Thomazini

Com o intuito de acelerar os objetivos a serem alcançados nos próximos anos, a Vale (VALE3) anunciou nesta quinta-feira (22) mudanças em peças-chaves da diretoria executiva, além do redesenho de áreas, após simplificar o portfólio e focar em negócios nos quais possui vantagens competitivas.

Para acelerar o negócio de minério de ferro, por exemplo, foi criada a vice-presidência de Soluções de Minério de Ferro, que ficará sob a liderança de Marcello Spinelli. Em complemento a área, Carlos Medeiros vai assumir a vice-presidência de Operações, que tem como objetivo a padronização de processos, segurança e estabilidade operacional.

Como sustentação ao desenvolvimento e a longevidade do portfólio, a Vale também criou a vice-presidência de Projetos, que será liderada por Alexandre Pereira. A área estará exclusivamente dedicada à implementação de projetos-chave ao plano estratégico da mineradora.

Segundo a mineradora, para reforçar a segunda linha de defesa e o modelo de gestão de riscos, foi criada a vice-presidência Técnica, que vai incorporar as atribuições da atual vice-presidência de Segurança e Excelência Operacional, que tem como atribuições, a exploração mineral e a inovação operacional, que será comandada por Rafael Bittar.

Bittar, que era diretor de Geotecnia, é engenheiro civil e geotécnico com cerca de 20 anos de experiência em mineração e juntou à Vale em 2019.

Executivo de renome

Diante desse contexto, a vice-presidência de Estratégia e Transformação de Negócios será extinta e Luciano Siani, que estava na companhia desde 2008 e que foi vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores durante nove anos, deixa a mineradora em janeiro de 2023.

“Quero agradecer ao Luciano pelos serviços prestados à Vale. Ao conselho de administração, agradeço o apoio com o aprimoramento dos papéis e responsabilidades do comitê executivo. Estou certo de que o novo desenho do comitê executivo dará à companhia a agilidade e o foco necessários para capturar as oportunidades trazidas pela revolução energética, com criação e compartilhamento de valor no longo prazo para os nossos stakeholders”, diz Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.