Três formas de contornar o efeito da incerteza política na Bolsa, segundo a Guide

Dúvidas sobre como será a política econômica do próximo governo fizeram Ibovespa cair mais de 5% em dezembro

Foto: Shutterstock/NicoElNino

A queda do Ibovespa nas últimas semanas está relacionada às dúvidas do mercado sobre como o próximo governo conduzirá a economia, e há três saídas para o investidor navegar na Bolsa diante deste cenário, segundo a Guide.

O Ibovespa, principal índice da B3, acumula queda de quase 6% em dezembro e, segundo a corretora, o declínio é resultado direto da falta de clareza sobre a política econômica que vai vigorar a partir de 2023, quando o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva assumir o comando do Planalto.

“Apesar de o governo Lula ser marcado por um crescimento elevado e inflação baixa, o governo Dilma foi marcado pelo oposto. E as indicações atuais parecem caminhar para um governo (2023-2026) mais heterodoxo, similar ao que foi visto no governo Dilma”, disse o analista Gabriel Araújo da Silva, da Guide, em relatório.

Na prática, diz ele, isso significa que o próximo governo pode ser menos preocupado com reduzir a dívida pública e mais inclinado a fazer intervenções em empresas estatais, como a Petrobras (PETR4).

“Vale destacar que há um componente grande de incerteza nestas políticas e que a definição dos secretários nos ministérios da Fazenda e Planejamento, além da diretoria da Petrobras e BNDES, irão ajudar a entender melhor as diretrizes do novo governo”, afirmou.

Isso pode ficar mais claro mais tarde nesta terça-feira (13), quando Fernando Haddad, escolhido para ser o próximo ministro da Fazenda, anunciará parte dos nomes de sua equipe econômica.

Então o que fazer neste momento

Enquanto o sentimento de dúvida prevalecer, a Guide aponta três formas de o investidor lidar com a turbulência no mercado.

A principal recomendação é esperar mais clareza em relação a quais serão as políticas econômicas do próximo governo antes de aumentar a exposição a ações e outros ativos de risco. “Ainda gostamos da renda fixa, particularmente títulos indexados à inflação”, disse a Guide.

Para quem quiser se aventurar na renda variável, a corretora indica nomes de “qualidade” – empresas com baixo endividamento e alta rentabilidade. Na lista, estão Multiplan (MULT3), Arezzo (ARZZ3) e Itaú Unibanco (ITUB4).

“Outra possibilidade que consideramos atrativa é comprar proteção via opção de venda (PUT). Esta estratégia é melhor que vender os ativos neste momento em que os preços já embutem um cenário bastante negativo”, diz o analista.

Além disso, a Guide acha que investir em ativos no exterior é uma boa opção para quem está mais avesso ao risco. É possível fazer isso via fundos negociados em bolsa, como o IVVB11.

Compartilhe:

Leia também:

Destaques Econômicos – 21 de maio

Nesta quarta-feira (21) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: Quarta-feira

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.