Ibovespa recua com atenção voltada às empresas

Shutterstock/casa.da.photo

Nesta terça-feira (20), o Ibovespa inicia o pregão em queda de 0,32% aos 132.190 pontos. O mercado demonstra menor volatilidade, após registrar uma máxima histórica na véspera em meio a preocupações com o cenário fiscal dos Estados Unidos. Com o mercado mais calmo, os investidores voltam suas atenções para notícias corporativas e discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed). 

  

No cenário interno, o foco recai sobre a Petrobras (PETR4), após o Ibama aprovar o plano da estatal para realização de vistorias e simulações de resgate de fauna na Bacia da Foz do Amazonas. A autorização marca a etapa final antes da obtenção da licença para exploração da região. Com isso, as ações PETR4 sobem 0,81% e PETR3 avança 0,91%. 

  

Outro destaque é a Gol Linhas Aéreas (GOLL4), que participa hoje de uma audiência decisiva para homologação de seu plano de reestruturação no âmbito do Chapter 11 — processo equivalente à recuperação judicial nos EUA. A companhia chega ao encontro com um importante obstáculo já superado: a captação de US$ 1,9 bilhão para manter suas operações. As ações da empresa sobem 3,30%. 

  

Além disso, a agenda econômica do dia conta com discursos de sete dirigentes do Fed, o que pode trazer pistas sobre os próximos passos da política monetária americana, especialmente após o rebaixamento da nota de crédito dos EUA pela agência Moody’s. 


Por volta das 10h41, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por: 

  

Altas 

  

  • Petz (PETZ3): +5,09%

  

  • Marfrig (MRFG3): +2,86%

  

  • BRF (BRFS3): +2,44%

  

  

Baixas 

  

  • Yduqs (YDUQ3): -6,02%

  

  • Cogna (COGN3): -3,90%

  

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 20 de maio

Nesta terça-feira (20) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: Terça-feira

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.