Em dia de agenda esvaziada para indicadores, os índices futuros americanos operam próximos à estabilidade na manhã desta terça-feira (23) após o tombo de ontem, em compasso de espera pelo discurso que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, fará na próxima sexta (26) na conferência anual de banqueiros centrais que acontece em Jackson Hole, nos EUA.
Desde o final da semana passada, as expectativas de que as bolsas globais iriam se recuperar, na esteira de uma expectativa de aumentos menos agressivos nos juros, foram interrompidas após declarações duras de membros do Fed.
O clima de aversão ao risco vem dominando os mercados, com a queda forte das bolsas americanas ontem contaminando o Ibovespa. Os investidores estão no escuro sobre o que pode acontecer daqui para a frente, e aguardam a fala de Powell no evento, onde tradicionalmente os presidentes de bancos centrais costumam fazer discursos contundentes sobre os rumos para a atividade e juros.
Leia mais:
Ibovespa segue pares estrangeiros e cai 0,89%; Petz (PETZ3) e Méliuz (CASH3) lideram as perdas
Por volta das 8h, o futuro do Dow Jones subia 0,15%, do S&P 500 estava em leve alta de 0,16% e o Nasdaq ganhava 0,15%. O Euro Stoxx 50, principal índice europeu, estava estável.
Falas de RCN e Guedes
Por aqui, os investidores acompanham falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que faz palestra às 10h50 no XVIII International Investment Seminar, evento em Santiago, no Chile, e do ministro da Economia, Paulo Guedes, que às 11h40 fala no Congresso Aço Brasil 2022.
A 40 dias do primeiro turno das eleições, as atenções no Brasil vão se voltando cada vez mais para a campanha eleitoral.
Ontem, Jair Bolsonaro (PL) foi entrevistado pelo Jornal Nacional, e a princípio a avaliação de comentaristas políticas foi que o presidente não conquistou novos votos, mas também não perdeu nenhum.
Nesta terça William Bonner e Renata Vasconcellos sabatinam o candidato Ciro Gomes (PDT), na quinta (25) será a vez do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e na sexta (26) de Simone Tebet (MDB).