Os investidores voltaram a esperar um aumento mais intenso nas taxas de juros dos Estados Unidos em setembro depois do resultado das vendas no varejo do país. O desempenho do setor ficou estável em julho na comparação com o mês anterior, de acordo com o Census Bureau. A expectativa dos especialistas, segundo o banco Wells Fargo, era de aumento de 0,2%.
A leitura mais fraca que o esperado deveria, em tese, aumentar a expectativa de fraqueza na economia americana. No entanto, chamou mais atenção dos investidores o número sobre as vendas do varejo excluindo o setor de automóveis e combustíveis.
Os analistas costumam acompanhar este indicador porque as vendas de automóveis e combustíveis oscilam mais que as demais vendas do varejo. Ao excluir o segmento do cálculo, é possível verificar mais claramente a tendência do restante do setor.
Em julho, as vendas do varejo excluindo automóveis e combustíveis cresceu 0,4% – bem mais que os 0,1% esperados pelo mercado, de acordo com o Wells Fargo.
O segmento automotivo foi responsável por limitar o avanço do varejo no mês passado – e isso tem uma explicação. “É importante lembrar que as vendas no varejo são calculadas em dólar, e que a queda nos preços da gasolina afetou o indicador”, destacou o banco ING em um relatório.
Em julho, o combustível ficou 7,7% mais barato nos Estados Unidos em relação ao mês anterior.
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O ING afirmou que, mesmo assim, os dados foram um pouco decepcionantes, porque uma redução nas despesas com combustíveis deveria resultar em mais dinheiro dos americanos sendo gasto com outros produtos.
No entanto, o banco holandês ressaltou que os consumidores podem estar gastando mais com serviços, e que isso não é mapeado pelo indicador de vendas no varejo.
Os dados sobre as vendas do varejo alteraram a percepção do mercado a respeito de como o Federal Reserve, banco central americano, deve se comportar em setembro, quando anunciará a decisão sobre os juros do país.
Antes da divulgação do indicador, os investidores viam 59,0% de chance de a instituição anunciar um aumento de 0,50 ponto porcentual nos juros no mês que vem. Depois da divulgação, esse índice caiu para 47,5%, segundo dados do CME Group.
Em compensação, o mercado passou a ver probabilidade de 52,5% de o Fed aumentar os juros em 0,75 ponto porcentual em setembro. Antes dos dados sobre as vendas no varejo, esse índice era de 41,0%.
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