A Vale (VALE3) anunciou que irá construir instalações de silo-blending para trabalhar com oito minérios diferentes em Zhejiang, na China. O projeto se chamará Zhongzhai Pré-blending.
Em comunicado enviado ao mercado na manhã desta quarta-feira (13), a mineradora afirmou que a instalação terá capacidade produtiva de 15 milhões de toneladas por ano (Mtpa).
Os minérios blendados serão fornecidos exclusivamente à Shangang, a maior siderúrgica privada da China e a quinta maior siderúrgica do mundo. A companhia produziu de 44 milhões de toneladas de de aço bruto em 2021.
O pré-blending se trata da utilização dos silos para misturar simultaneamente diversos produtos de minério de ferro no porto, o que geralmente é feito nas siderúrgicas antes da sinterização.
“O pré-blending é uma forma de aumentar os serviços da cadeia de suprimentos estendida da Vale, entregando valor aos clientes por meio de múltiplos benefícios, incluindo melhora da qualidade do mix de minério de ferro”, destacou a mineradora.
A Vale afirmou que tem como objetivo fornecer parte das cargas blendadas e também prestar assistência técnica nas atividades de blendagem da Shangang.