O tamanho do aumento nos juros básicos nos Estados Unidos ao longo deste ano é a grande dúvida que vem rondando os mercados desde o início do ano, e dados de inflação na maior economia do mundo em janeiro que serão divulgados nesta quinta (10) podem ajudar a esclarecer os próximos passos da política monetária americana.
Às 10h30, o Departamento de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos (BLS) informa o CPI (índice de preços ao consumidor) de janeiro.
O comportamento dos preços no mês passado pode mudar as apostas para a próxima reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) –a expectativa é que o encontro marcará o início do ciclo de alta nos juros por lá.
Em dezembro, o CPI desacelerou o ritmo de alta mensal pela segunda vez consecutiva para 0,5%, mas ainda assim acumulou avanço de 7% em 2021 – o que representa a maior inflação anual no país desde 1981.
Às 10h30, o DoL (Departamento de Trabalho americano) informa os dados atualizados de pedidos de auxílio desemprego nos Estados Unidos. O dado sempre é olhado com atenção pelos investidores, já que o Fed tem duplo mandato: garantir a inflação sob controle e também o pleno emprego.
Leia mais
Serviços e balanços
No Brasil, às 9h, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) de dezembro e, portanto, do ano passado fechado. Ontem, o levantamento para as vendas do comércio no último mês de 2021 mostrou uma queda de 0,1%. Apesar do resultado negativo, o número veio melhor do que o esperado por analistas, que apontavam um recuo maior, de 0,5%.
Os investidores ainda acompanham hoje a divulgação de resultados do quarto trimestre de 2021. Após o fechamento do mercado, Alpargatas (ALPA4), Itaú Unibanco (ITUB4) e Multiplan (MULT3) divulgam seus balanços.
Bolsas internacionais
Os principais índices acionários seguem no verde nesta quinta-feira. Na Europa os balanços corporativos reportaram alta nos lucros e puxaram a bolsa. Por volta das 7h50, o índice Euro Stoxx 50, que reúne grandes empresas da Zona do Euro, subia 0,15%.
Nos EUA os principais contratos futuros operavam de maneira mista, com o mercado aguardando a divulgação dos dados de inflação nos EUA. Por volta das 7h50 o Dow Jones registrava alta de 0,05%, o S&P 500 tinha uma queda de 0,16% e o Nasdaq caia 0,27%.