Varejistas operam em queda no Ibovespa

Amazon

As grandes varejistas da bolsa brasileira operam em queda pela segunda vez no principal índice da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), o Ibovespa. Nomes como B2W (BTOW3), Magazine Luiza (MGLU3), Via Varejo (VVAR3) e Lojas Americanas (LAME4) enfrentam baixas por um conjunto de fatores externos e internos.

Varejistas - TradeMap
Maiores baixas do Ibovespa, às 10h15

Ontem, os papéis das companhias caíram devido à decepção com a Semana Brasil, em que o governo promoveu um projeto para que as varejistas oferecessem descontos aos consumidores na semana da Pátria, como aponta o InfoMoney.

Fora isso, após o anúncio do lançamento do Amazon Prime no Brasil, que oferecerá assinatura para clientes brasileiros, a partir da meia noite desta terça-feira, as companhias do setor de varejo registram desempenho negativo frente à notícia da empresa norte-americana. O serviço custará R$ 9,90 por mês, ou R$ 89,00 ao ano, com desconto de 25% e inclui no pacote o Prime Video, Prime Music, Prime Reading e Twitch Prime, além de frete grátis para alguns produtos da empresa.

Dados chineses não agradaram o mercado

Além do mais, dados divulgados pela China, referente à inflação do país, revelam que o índice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) subiu 2,8% em agosto em relação ao mesmo período do ano passado, como aponta o Escritório Nacional de Estatísticas. O aumento do indicador excedeu a mediana projetada de 2,6 pontos percentuais prevista por economistas consultados pelo jornal The Wall Street Journal.

Por sua vez, o PPI, ou índice de preços ao produtor da China, caiu 0,8% no mês passado frente ao mesmo intervalo de tempo de 2018. Para a Reuters, o número da deflação representa a maior queda em 3 anos e reforça a urgência de Pequim para intensificar estímulos econômicos à medida que a guerra comercial com os Estados Unidos se agrava.

Os dados chineses ficaram abaixo do esperado pelo mercado global e, por isso, afetaram as bolsas de valores. Aqui no Brasil, além das varejistas mostrarem um desempenho negativo, o Ibovespa também opera em queda. Você pode acompanhar as cotações em tempo real no TradeMap.

Ibovespa - TradeMap
Ibovespa no TradeMap, às 11h20
Ainda não conhece o TradeMap?
O mercado financeiro no seu bolso! Grátis e em tempo real!
Baixe agora mesmo

Foto: Reinaldo Canato

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp

Assine a nossa Newsletter!