Reforma da Previdência no radar e outras notícias

Palácio do Planalto - Sérgio Lima do Folhapress
Reforma da Previdência

Depois de ser adiada na semana passada, a reforma da Previdência volta à pauta hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC). À tarde, por volta das 16h, o texto segue ao plenário do Senado.

É esperado pelo governo um total de 19 dos 27 votos para aprovar a PEC na CCJ. No dia 4 de setembro, foram 18 votos a favor e 7 contrários.

Dados do IBGE

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira cresceu 0,8% em agosto, na série com ajuste sazonal da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF).

“Na série sem ajuste sazonal, no confronto com agosto de 2018, o total da indústria apontou redução de 2,3% em agosto de 2019, após também registrar recuo em junho (-5,9%) e julho (-2,5%)”, informa o instituto.

Com o resultado mensal, o setor industrial acumulou queda de 1,7% de janeiro a agosto deste ano. Em relação ao acumulado dos últimos 12 meses, a produção da indústria também cai 1,7 p.p.

EUA

Enquanto isso, o índice ISM Manufacturing dos Estados Unidos caiu de 49,1 pontos para 47,8 pontos. A expectativa do mercado era para uma expansão acima dos 50 pontos. Isso revela que a atividade industrial norte-americana foi pior do que o esperado no período.

Segundo o InfoMoney, o resultado pode indicar que o Federal Reserve (banco central dos EUA) corte as taxas de juros nas próximas reuniões.

Foto: Sérgio Lima/Folhapress

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp