Em véspera de feriado nos EUA, Ibovespa avança 0,83% e retoma os 104,5 mil pontos

Noticiário político brasileiro esteve no centro das atenções, ao lado da ata da última reunião de política monetária nos EUA

Mercado queda

Foto: Pixabay

Logo Trademap

Por:

Gustavo Nicoletta

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Por:

Gustavo Nicoletta

Em um dia em que chegou a cair mais de 1%, o Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira, teve uma retomada na tarde desta quarta-feira, 24, e conseguiu fechar acima dos 104 mil pontos. O índice avançou 0,83%, aos 104.514 pontos, em um movimento mais acentuado que o das bolsas americanas.

Em Wall Street, o Dow Jones caiu 0,03%, aos 35.804 pontos; o S&P 500 teve alta de 0,23%, a 4.701 pontos; enquanto o índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,44%, aos 15.845 pontos.

O noticiário político brasileiro esteve no centro das atenções, ao lado da ata da última reunião de política monetária nos Estados Unidos, em véspera de feriado no país.

Por aqui, no Senado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) recebeu o relatório do líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) a respeito da PEC dos Precatórios. O senador recomendou a aprovação do texto com algumas modificações – entre elas a que torna o Auxílio Brasil um programa permanente.

Os membros da CCJ pediram mais tempo para analisar a PEC e a votação ficou marcada para a próxima terça-feira (30). A proposta é importante porque pode abrir espaço para mais de R$ 100 bilhões em novas despesas no orçamento do governo federal em 2022. Este espaço é essencial para o Planalto conseguir pagar um auxílio de R$ 400 mensais a cerca de 17 milhões de famílias.

Leia também:   Morgan Stanley vê espaço de alta de 16,5% do Ibovespa até o fim de 2022, para 120 mil pontos

Na cena americana, o Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, indicou que ainda prefere ter cautela com a remoção dos estímulos à economia, mesmo diante da inflação historicamente alta no país. No entanto, se prepara para apertar a política monetária com mais rapidez se isto for necessário.

Foi o que mostrou a ata da mais recente reunião do Fed, ocorrida no início de novembro, com o reconhecimento pelo comitê de política monetária da instituição do risco de preços mais altos por mais tempo – em linha com as expectativas do mercado.

“Seria apropriado transmitir menos certeza sobre a trajetória de inflação”, diz um trecho do documento, que no entanto reiterou a perspectiva de que os fatores por trás da alta dos preços “devem ser transitórios”.

A ala do Fed favorável a uma política monetária mais restritiva ainda é minoritária, como destacou o economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira, em sua conta no Twitter.

Ainda assim, as apostas de alta nos juros dos Estados Unidos aumentaram após a divulgação do documento. Segundo a Fedwatch Tool, ferramenta do CME Group que mede expectativas a este respeito, o mercado aumentou a aposta de que as taxas subam em meados do ano que vem.

Destaques do Ibovespa

Ações de fintechs e de empresas ligadas à tecnologia tiveram um dia de recuperação, liderando as altas do dia. A ação do Banco Pan (BPAN4) subiu 5,19%, enquanto Locaweb (LWSA3) avançou 4,85% e Banco Inter (BIDI11) teve valorização de 4,02%.

Leia também:   Mercado externo opera em alta nesta segunda, apesar de incertezas com nova variante Ômicron

Também estiveram entre os destaques positivos ações de grande peso sobre o Ibovespa, como ITUB4 (+2,67%), BBDC4 (+2,58%) e PETR4 (+2,05%).

Papéis de mineração também ajudaram, em meio à alta nos preços do minério de ferro. Destaque para VALE3 (+2,21%) e USIM5 (+3,56%).

Na direção oposta, Natura (NTCO3) liderou as perdas, com queda de 3,64%. Além disso, após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) bloquear uma operação entre Hapvida e a Plamed, as ações da empresa (HAPV3) recuaram 1,95%.

O que esperar para quinta-feira, 25

Com o feriado nos Estados Unidos pelo Dia de Ação de Graças, as atenções dos investidores vão recair nesta quinta-feira, 25, sobre a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) no Brasil, com a inflação até a primeira quinzena de novembro.

Às 9h30, o Banco Central ainda divulga a nota do setor externo, com informações de outubro sobre as transações do Brasil com outros países.

Vale lembrar que o mercado acionário americano estará fechado e, na sexta-feira, as operações no país encerram às 13h no horário local (15h pelo horário de Brasília).

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Baixe o App Footer Post
Baixe o App Footer Post 0003 Carteira

Carteira consolidada

Baixe o App Footer Post 0002 historico de Dividendos

Histórico de dividendos

Baixe o App Footer Post 0001 Acompanhamento

Acompanhamento em tempo real

Baixe o App Footer Post 0000 IBOV

Comparação com IBOV, CDI, Dólar e mais

Não vá ainda...

Baixe o nosso App!

O maior hub do mercado financeiro
na palma da sua mão!

Popup out planos