IPCA-15 apresenta alta de 0,94% em outubro, diz IBGE

Inflação - iStock Photos

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) avançou 0,94% em outubro na comparação mensal, o que representa um crescimento de 0,49 ponto percentual frente ao mês de setembro. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 23, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o órgão público, esta foi a maior alta para o mês de outubro desde 1995, quando o IPCA-15 atingiu a marca de 1,34%. No ano, o indicador acumula alta de 2,31% e, nos últimos doze meses, a variação conjunta foi de 3,52%.

A leitura do IBGE ficou acima da projeção feita por analistas da Bloomberg, que esperavam que a prévia da inflação medida pelo IPCA-15 ficasse em 0,83% em outubro. Na comparação anual, a expectativa era de que o índice registrasse alta de 3,41%.

Segundo o IBGE, o grupo de alimentos e bebidas pressionou o indicador com a maior alta, de 2,24%. Transportes avançou 1,34%, a segunda maior contribuição no índice do mês.

Já a segunda maior variação veio dos artigos de residência (1,41%), cujos preços subiram pelo sexto mês consecutivo. O único grupo a apresentar queda em outubro foi educação (-0,02%). Os demais ficaram entre as altas de 0,14% em despesas pessoais e de 0,84% em vestuário.

Foto: iStock Photos

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp