Carrefour apresenta crescimento de 24,1% em sua receita líquida no 3T20

Segundo a companhia, o resultado foi influenciado pelo forte crescimento das vendas do Atacadão e a recuperação da divisão de varejo

Carrefour Brasil, foto de Regis Duvignau - Reuters

O Carrefour Brasil registrou um bom desempenho no terceiro trimestre de 2020, com avanço de 24,1% em sua receita líquida em relação ao mesmo período do ano passado.

→ Invista no que nunca perde valor: conhecimento! Inscreva-se no Desafio Investidor Fundamentado, com a Helô Cruz (CFA) – e sem pagar por nada!

Segundo a companhia, o resultado foi influenciado, principalmente, pelo forte crescimento das vendas do Atacadão e a recuperação da divisão de varejo, por conta da retomada da reabertura das lojas físicas.

A plataforma digital reportou aumento de 86% no valor bruto de mercadoria (GMV, na sigla em inglês), impulsionado pelo e-commerce de alimentos, que triplicou no período analisado (+202% ao ano), e produtos não alimentícios, que elevou 69% na base anual.

Enquanto isso, a operação de marketplace acabou atingindo 22% do GMV total no período em análise.

Na divisão de financiamento ao consumidor, o Carrefour apresentou elevação de 16% no faturamento em comparação com o terceiro trimestre de 2019. O crescimento se deve pelo aumento no uso do cartão Atacadão, com expressiva alta de 29,6% e à alta de 12,2% no faturamento com o cartão de crédito do Carrefour.

Por outro lado, no campo negativo, a aceleração dos cartões acabou gerando pressão adicional de provisionamento. Além disso, a companhia computou uma provisão extraordinária de R$ 180 milhões entre os meses de julho a setembro deste ano.

Outro movimento de pressão veio em sua receita de intermediação financeira, por conta de um maior conservadorismo da companhia na concessão de crédito no início da pandemia de Covid-19.

Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) consolidado ajustado cresceu 18,6%, enquanto a margem cedeu 0,5 ponto percentual, saindo de 8,3% para 7,7% em um ano – o número está relacionado às maiores provisões do Banco Carrefour (CSF).

Contudo, a empresa registrou alta de 59,8% no lucro líquido em relação ao mesmo intervalo de tempo de 2019, mais uma vez refletindo a estratégia de omnicanalidade.

Captura de Tela 2020 11 11 às 14.27.09
Fonte: TradeMap Web

Para o próximo trimestre, a companhia permanece confiante. Segundo o vice-presidente de finanças do grupo, as previsões para as vendas das festas de final de ano e a Black Friday serão fortes.

Além disso, o Carrefour não está vendo mudanças significativas nos resultados em razão da redução do Auxílio Emergencial do governo federal.

Outro fator positivo é que a companhia mantém um perfil de dívida bastante confortável, mesmo tendo apresentado leve aumento, finalizando o terceiro trimestre de 2020 com relação dívida líquida/Ebitda de 0,82x antes os 0,61x no mesmo período do ano anterior.

banner curso helo 4

Para saber mais detalhes sobre a companhia, acesse o TradeMap Web e veja a Lâmina de Empresa do CRFB3.

Foto: Regis Duvignau/Reuters

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp