Embora emprestar para grandes corporações ou instituições financeiras possa parecer estranho, é uma das melhores formas de ganhar dinheiro no mercado financeiro. A renda fixa, que abrange esse tema, vai muito além dos títulos públicos.
Ter rendimento emprestando para empresas e bancos é possibilidade com um mecanismo chamado de dívida corporativa. Essas Pessoas Jurídicas financiam seus crescimentos e captam recursos por meio da emissão de dívida. E como isso se relaciona com a renda fixa?
Ao venderem títulos de dívida corporativa aos investidores interessados, as companhias e instituições financeiras prometem determinada rentabilidade ao fim de determinado período.
Como o TradeCast mostrou ao longo dos últimos episódios, esse tipo de investimento não é totalmente fixo até o prazo de vencimento. O que é chamado de “marcação a mercado” balança o preço dos títulos no dia a dia.
Além disso, é importante saber que investir em dívida corporativa é mais arriscado do que investir na renda fixa tradicional, do Tesouro Direto. Em último caso, o governo pode até imprimir dinheiro para pagar a rentabilidade prometida.
Mas, quanto maior o risco, maior o retorno prometido.
Entre as diversas formas de dívida corporativa – CDB, LCI, LCA, CRI, CRA, Debêntures, entre outras – há riscos diferentes.
No Certificado de Depósitos Bancários, por exemplo, corre-se o risco de crédito dos bancos, sejam eles grandes ou pequenos. Já nos demais tipos, você estará financiando a operação de empresas ligadas às atividades imobiliárias, do agronegócio e demais setores.
Analisar crédito é um tanto quanto complicado. Contudo, especialistas do mercado entendem que a dívida corporativa pode ser útil para todos os investidores, a depender do perfil de cada um.
Laís Costa, analista de renda fixa da Empiricus, e Francisco Levy, gestor da Empiricus Investimentos, participam do quarto episódio da nova temporada do TradeCast e contam como ganhar dinheiro com renda fixa corporativa. Confira!