Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por descumprimento de medidas cautelares

Shutterstock/Focus Pix

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou nesta segunda-feira, 4 de agosto, a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi tomada no âmbito do inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado e ações antidemocráticas após as eleições de 2022.

De acordo com Moraes, Bolsonaro violou medidas cautelares impostas anteriormente ao utilizar redes sociais de terceiros, como familiares e aliados, para continuar disseminando ataques às instituições democráticas e ao próprio Supremo. O ministro considerou que houve desrespeito deliberado à decisão judicial, o que justificaria a adoção de medidas mais rígidas.

A ordem judicial impõe o uso de tornozeleira eletrônica, o recolhimento de todos os celulares da residência do ex-presidente e a proibição de visitas, exceto de advogados e familiares próximos.

Jair Bolsonaro já é réu por tentativa de golpe e figura como investigado em outros processos conduzidos pelo STF e pela Polícia Federal. Até o momento, a defesa do ex-presidente não se manifestou oficialmente sobre a nova decisão.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques Econômicos – 05 de julho

Nesta terça-feira (05) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: 05:00

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.