Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Yduqs (YDUQ3) e Cogna (COGN3) disparam após pesquisa mostrar Lula à frente em estado mais decisivo

Por volta das 11h20, as ações da Yduqs lideravam as altas entre as empresas que fazem parte do Ibovespa, com ganho de 15,10%

Fotos: Shutterstock / Montagem: Rachel Santos

As ações das duas maiores empresas de educação listadas na B3, Yduqs (YDUQ3) e Cogna (COGN3), disparam no pregão desta quinta-feira (27) às vésperas do segundo da eleição presidencial, entre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Por volta das 11h40, as ações da Yduqs lideravam as altas entre as empresas que fazem parte do Ibovespa, com ganho de 12,93%. A Cogna não ficava muito atrás e subia 6,01%, na quarta maior valorização do dia.

Desde o início da campanha, as duas empresas do setor de educação têm reagido positivamente na Bolsa sempre que o cenário se mostra mais favorável a uma vitória de Lula, uma vez que o ex-presidente tem dito que vai novamente impulsionar os programas de financiamento estudantil criados nas gestões petistas, como o Fies, que turbinaram os resultados das companhias de educação no passado.

Nesta quinta, uma pesquisa feita pela Quaest mostrou que Lula está à frente no estado que historicamente é o mais decisivo em eleições presidenciais, Minas Gerais, apelidado de “swing state” do Brasil, em referência aos estados que são decisivos nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em geral, quem vence em Minas leva a eleição.

Entre os mineiros, Lula tem 45% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 40%. Os indecisos somam 8% e os que dizem que vão votar branco ou nulo chegam a 7%.

Além disso, as pesquisas mais recentes em âmbito nacional têm mostrado um cenário de estabilidade, o que, naturalmente, favorece quem está na frente e consegue manter a distância.

O levantamento da própria Quaest mostrou, na quarta-feira (26), que Lula oscilou um ponto para cima, de 47% para 48%, e Bolsonaro seguiu estável com 42%. Brancos e nulos saíram de 6% para 5% e os indecisos continuam em 5%.

Ao longo do último mês, as ações da Yduqs acumulam valorização de 20,17%, enquanto a Cogna avança 7,80%.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.