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Via (VIIA3) supera expectativa de prejuízo, mas lucro desaba 95,5% no 2º trimestre – entenda

No período, a empresa atingiu a marca de 28 milhões de clientes, um aumento de 4,4% na base anual

Foto: Divulgação Via

A Via (VIIA3) — dona das Casas Bahia, Ponto e Extra.com — surpreendeu o mercado e apresentou lucro líquido de R$ 6 milhões no segundo trimestre do ano, uma queda de 95,5% ante o mesmo intervalo de 2021, sendo que as casas consultadas pela Agência TradeMap esperavam prejuízo no período.

Mesmo com lucro em queda, a companhia explicou que os resultados foram impactados pela estratégia de omnicanal, ou seja, na convergência das vendas em canais físicos e online. É importante ressaltar que a empresa é altamente exposta a produtos eletroeletrônicos, que neste momento sofre mais com a alta de juros.

No segundo trimestre, a empresa atingiu a marca de 28 milhões de clientes – um aumento de 4,4% ante o mesmo intervalo do ano anterior – enquanto o GMV (volume bruto de mercadoria) total atingiu R$ 11 bilhões no período, 3,5% menor que o visto no mesmo período de 2021.

A companhia contabiliza 22 mil vendedores online, cujas vendas, neste trimestre, representaram R$ 1,6 bilhão, ou 31,6% do GMV da venda online. No 3P, o vendedor online foi responsável por 22% do GMV e, no 1P, atingiu participação ainda maior, de 35% do GMV.

O GMV bruto de lojas e online totalizou R$ 9,66 bilhões no trimestre, valor 0,8% inferior ao visto no mesmo intervalo do ano anterior. As vendas mesmas lojas, ou seja, unidades abertas há mais de 12 meses, registrou aumento de 11,8% no período.

A Via fez um anúncio importante no trimestre. De acordo com a varejista, o breakeven da operação de marketplace foi atingido, com receita de R$ 177 milhões, alta de mais de duas vezes na base anual.

Diante disso, o lucro líquido da varejista ficou acima das projeções da XP Investimentos, Genial Investimentos, BTG Pactual e Santander, que esperavam prejuízo de R$ 131 milhões, R$ 121 milhões, R$ 144 milhões e R$ 91 milhões, respectivamente.

A receita líquida, por sua vez, que totalizou R$ 7,64 bilhões no segundo trimestre, 3% menor que o visto no mesmo período de 2021, ficou um pouco abaixo das estimativas de R$ 7,70 bilhões, R$ 7,9 bilhões e R$ 7,9 bilhões, nesta ordem. O Santander não apresentou projeção para essa métrica.

Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado, que exclui outras despesas e receitas operacionais, alcançou R$ 748 milhões no trimestre, um aumento de 54,2% ante igual intervalo do ano anterior, mostrando um alto poder de geração de caixa no período.

O lucro operacional ficou acima de todas as casas consultadas. A XP previa R$ 654 milhões, a Genial estimava R$ 634 milhões, o BTG projetava R$ 591 milhões e o Santander calculava R$ 677 milhões.

A empresa inaugurou 10 novas lojas no trimestre, todas da marca Casas Bahia, totalizando 1,123 mil lojas.

Braço financeiro continua crescendo

O banQi, braço financeiro da Via, continua em crescimento por meio de ofertas de produtos e concessão de crédito para todos os ecossistemas da companhia.

Nos últimos 12 meses, houve crescimento de duas vezes a abertura de novas contas, somando 5,4 milhões de clientes.

O volume de transações atingiu R$ 7,5 bilhões no período, uma alta de mais de quatro vezes na comparação na anual, uma vez que o produto ainda estava engatinhando no mesmo intervalo do ano anterior. O TPV, por sua vez, também cresceu mais de quatro vezes no segundo trimestre, alcançando R$ 3,6 bilhões na mesma base de comparação.

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